05/04/2021

SAÚDE

Vigilância Ambiental em Saúde coleta material de bugio morto para investigar Febre Amarela

Amostras foram encaminhadas hoje (05) ao Laboratório Central do Estado (LACEN) para análise

Durante o feriado de Sexta-Feira Santa, no último dia 02, moradores da comunidade de São Roque reportaram à Secretaria do Meio Ambiente terem encontrado um bugio morto nas proximidades do salão da comunidade.

A equipe do Meio Ambiente notificou a Vigilância Ambiental em Saúde que, ainda na sexta-feira (02), esteve no local para investigar o caso e coletar material para análise. A análise foi enviada hoje ao LACEN, que encaminha à Fundação Oswaldo Cruz. A coleta é realizada de diferentes partes das vísceras, coração, rim, fígado, baço e pulmão e o resultado deve sair em cerca de 30 dias.

Conforme explica a coordenadora do setor, Daiane Alves, os macacos não são transmissores da Febre Amarela, entretanto, servem como indicador da presença do vírus em determinada região. “Sempre que encontrado um bugio morto, o procedimento padrão é, além de não encostar, comunicar a vigilância para que seja feita a devida investigação do caso”, explica Daiane.

Febre Amarela na Região

Conforme dados da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, no último mês de março já haviam sido registradas 29 amostras positivas de bugios que morreram em decorrência da Febre Amarela na região. Os registros foram em Antônio Prado (01), Campestre da Serra (01), Esmeralda (04), Ipê (01), Monte Alegre dos Campos (03), Muitos Capões (01), Pinhal da Serra (11) e Vacaria (07).

Vacinação contra a Febre Amarela

A equipe da Vigilância Epidemiológica reforça ainda a necessidade da vacinação contra a Febre Amarela. A vacina é indicada para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Dentre as contraindicações estão as pessoas alérgicas a ovo; mulheres em qualquer fase da gestação ou que estejam amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses; pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia ou ainda portadores de doenças autoimunes, hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.

Embora a vacina esteja disponível em todos os postos e também, em 2019, tenha sido realizado um censo de vacinação no interior, ainda há pessoas que não têm a vacina contra a Febre Amarela e, consequentemente, não estão protegidas contra a doença. No censo da Febre Amarela no Interior realizado em 2019, 800 pessoas participaram, dessas, 19% não estavam vacinadas, sendo assim, 63 foram vacinadas e 92 não receberam a vacina por recusa, contraindicações e entre outras motivações.

Para verificar se a pessoa está ou não vacinada contra a Febre Amarela é necessário consultar o Cartão Vacinal e, se mesmo assim surgirem dúvidas, recomenda-se que envie uma foto do cartão para o e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br. A equipe entrará em contato caso a pessoa precise realizar a vacina.

Todas as unidades aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos:

•         Terças-feiras

ESF São José – 8h às 11h; 13h30 às 19h

•         Quartas-feiras

ESF Eneo Doncatto – 7h30 às 11h; 13h30 às 15:30h; 17h30 às 19h

•         Quintas-feiras

Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes – 8h às 11h; 13h30 às 19h.

Unidade de Saúde Pedras Brancas – 7h45 às 11h30; 12h45 às 16h20.

ESF Nicoletti – 8h às 11h; 14h às 15h30; 17h30 às 19h*