SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é responsável por fiscalizar e emitir licenças ambientais e alvarás de autorização para poda de árvores. Além disso, é principal elaboradora do Plano de Saneamento Básico (disponível abaixo) e responsável por gerir os contratos da coleta de lixo e desenvolver ações de educação ambiental, visando conscientizar a população.

Agendamento de visitas ao aterro e à estação de transbordo, de palestras e solicitação de informações ambientais devem ser realizados tanto de forma presencial, junto à Secretaria de Meio Ambiente, quanto à distância pelos telefones ou e-mail (confira ao final da página).


Conheça alguns projetos voltados a educação ambiental:

Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos

São realizadas, em média, quatro campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos sem custo para a população, em parceria com empresas especializadas na reciclagem destes equipamentos. Os resíduos recolhidos são, desde aparelhos eletrônicos como celulares e computadores até eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, televisões e fogões. Não são recolhidas lâmpadas, pilhas, baterias avulsas e tonner de impressoras.

Data das próximas coletas no Parque Municipal Prefeito Albino A. Ruaro: 22/09 e 08/12.

O recolhimento a domicílio (para munícipes sem condições de transportar seus resíduos) é realizado mediante agendamento.

Projeto Recicla Óleo

Recolhimento de óleo de cozinha usado em contentores disponibilizados e identificados em 22 locais no município, dentre eles todas as escolas. A lista com todos os locais e telefones de contato encontra-se disponível na Secretaria de Meio Ambiente.        

Projeto Papa Bitucas

Recolhimento de bitucas de cigarro através de coletores distribuídos em pontos estratégicos pelo município. Coletores devidamente identificados com adesivo do projeto.


Localização: Centro Administrativo, na Av. Venâncio Aires, nº 720, Centro

Telefone: (54) 3291-9931 

E-mail: meioambiente@saomarcos.rs.gov.br e agronomo@saomarcos.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 8h – 11h50 e 13h – 17h10