Todas as notícias

18/03/2024

SAÚDE

São Marcos terá Campanha de Doação de Sangue em parceria HEMOCS dia 10/04

Quem deseja doar deve fazer agendamento clicando aqui 


No dia 10 de abril, uma quarta-feira, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS) estará em São Marcos, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, para realizar coletas de sangue. Os horários para doação serão das 8h30 às 11h e das 13h15 às 15h45. É necessário agendamento prévio.

O objetivo é incentivar a doação no município e facilitar para aqueles que já são doadores, a fim de não precisarem se locomover até Caxias do Sul e principalmente contribuir com o estoque de sangue em prol dos pacientes internados via SUS.

Os agendamentos para quem pode e deseja doar iniciam hoje (18) e vão até 04/04. O formulário de inscrição está disponível online (clique aqui), mas aqueles que optarem pelo agendamento telefônico podem ligar para a Secretaria de Saúde, no número (54) 3291-1795.

Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que, se menor de idade, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis.  O intervalo das doações para mulheres é 90 dias e para os homens 60 dias. Ao responder o formulário para agendamento, o doador já fará uma triagem para verificar se está inicialmente apto para a doação. No dia da doação o HEMOCS também faz uma verificação de saúde com o doador. 

No dia da doação é necessário evitar alimentos gordurosos, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação. Será necessário apresentar documento com foto. 

    Os realizadores desta ação são a Secretaria de Saúde, o HEMOCS, o Consulado do Inter, LEO Clube, Lions, Rotary, Rotary Club Inspiração, Interact e Rotaract, e o patrocínio é da Cooperativa de Crédito Sicredi Serrana e da BRSUL NET.


A equipe organizadora da campanha em São Marcos se reuniu na última semana para definições do planejamento da ação. O HEMOCS já esteve no município realizando vistoria e o local da coleta de sangue, o Centro Alexandre Zaniol, já está aprovado.