26/06/2021

EDUCAÇÃO

São Marcos inaugura 7ª Sala Multissensorial do Estado na APAE e a primeira do 7º Conselho

Ambiente de tratamento alternativo foi construído com repasse da Prefeitura e contrapartida da entidade

Foi finalizada neste mês a Sala de Estimulação Multissensorial Snoezelen da APAE de São Marcos. O ambiente objetiva proporcionar aos alunos com necessidades especiais a estimulação dos sentidos. De acordo com a psicóloga responsável, Carina Studzinski, os atendimentos serão individuais ou em pequenos grupos e será realizado estudo de caso e planejamento conforme as necessidades de cada aluno. “Vamos trabalhar as desregulações sensoriais específicas de cada aluno e, através do estímulo, criar novas sinapses”, explica Carina. Ela acrescenta ainda que um dos objetivos é também a inclusão social, no sentido de preparar os alunos para o convívio inclusive nas escolas regulares.

A APAE São Marcos já conta com colaboradores capacitados para conduzir essas atividades. Profissionais da coordenação pedagógica, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia com especialização no trabalho com autistas, realizaram um curso de preparação na APAE de Marau-RS, que é a referência no Estado e responsável pelas vistorias das novas salas multissensoriais no Rio Grande do Sul. Os atendimentos no local, que foi inclusive vistoriado e aprovado, devem iniciar no próximo semestre.

As obras iniciaram em junho do ano passado e tiveram um custo de cerca de R$ 90 mil, sendo R$ 83 mil oriundos de repasse do Executivo Municipal para realização da sala. No local foi realizada a pintura e isolamento acústico. A sala está dívida em diversos ambientes, que estimulam diferentes sentidos. Há climatização, música ambiente, assim como iluminação, cujas cores são controladas pelos profissionais conforme a necessidade.

Nesta semana participaram de uma visita inaugural da sala o Prefeito Evandro Kuwer; o Vice-Prefeito Valmir Scopel de Oliveira; e as secretárias de educação e da saúde, Tatiane B. Zulian e Maristela Lunedo. A visita foi guiada pela psicóloga Carina e a equipe da Prefeitura também foi recebida pela presidente e vice-presidente da instituição, Alda Iza Soldatelli e Adriana Michelin, além da diretora Marcia Carnino e da vice-diretora e coordenadora pedagógica, Márcia Marcon.

A equipe da APAE agradeceu a parceria do poder público para o desenvolvimento da obra. “A verba veio para melhorar o atendimento aos alunos, considerando inclusive a demanda crescente de crianças autistas que temos”, comentou a Psicóloga Carina. Segundo ela, atualmente a APAE São Marcos atende 25 crianças com autismo.

Para o prefeito Kuwer “é uma alegria e satisfação ver a ótima aplicação e uso de recursos públicos como este. Essa sala, com certeza, vai impactar de forma positiva e diretamente na vida de diversas famílias beneficiadas. Em nome do Executivo parabenizo também a toda equipe da APAE pela dedicação”, enfatizou.

A Sala Multissensorial da APAE de São Marcos é a 7ª do Estado (regulamentada e vistoriada por Marau) e a primeira do 7º Conselho, formado por APAEs da região (além de São marcos, Vacaria, Antônio Prado, Caxias do Sul, Barão, Feliz, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Bento Gonçalves,  Veranópolis, Nova Prata, Flores da Cunha e Nova Bassano).

NOTA: Conforme regras estabelecidas pela instituição que regulamenta as salas multissensoriais no Estado, não é permitido fotografar os ambientes internos.