30/03/2023

AGRICULTURA

Quatro novos implementos agrícolas estão à disposição dos produtores (as) rurais em São Marcos

A Secretaria de Agricultura adquiriu uma grade aradora, uma grade niveladora, uma roçadeira hidráulica e uma plataforma basculante. O investimento total foi de aproximadamente R$ 140 mil, sendo que R$ 100 mil são oriundos de emenda federal, indicada pelo Deputado Heitor Schuch.

O objetivo da compra é agilizar o atendimento ao produtor rural, bem como os serviços de poda de vegetação alta nas margens das estradas do interior. Os agricultores (as) que precisam dos implementos como a grade niveladora ou aradora para preparar o solo para o plantio, devem comparecer na Secretaria de Agricultura para solicitar agendamento.

Na última sexta-feira foi realizada uma entrega simbólica das aquisições aos produtores, que foram representados pelo Conselho Municipal de Agricultura e pela EMATER. Estiveram presentes o prefeito Evandro Kuwer, o diretor de Agricultura Luiz Antonio Tonietto, os secretários do Meio Ambiente e do Interior, Fabiano Varela e Renato Chinelato; a chefe do Escritório da EMATER, Ines Pilatti e, representando o Conselho, o agricultor Alex Sandro Citton.

Na oportunidade, o agricultor Alexsandro Citton e a chefe do escritório local da EMATER, Ines, ressaltaram a importância das recentes aquisições para agilizar o atendimento aos pedidos dos produtores rurais. “Quando a janela de plantio se abre, esse plantio tem que acontecer rapidamente e, considerando que nem todos os produtores dispõem desses equipamentos e maquinários, é de importância fundamental que eles tenham a possibilidade de buscar esses itens junto à prefeitura”, destacou Ines.

O prefeito Evandro Kuwer, durante a entrega oficial dos equipamentos, salientou que a prefeitura está sempre próxima dos produtores rurais para conseguir identificar as suas necessidades e buscar melhorias como esta aquisição, visto que a agricultura e o agronegócio respondem por cerca de 20% da economia são-marquense.

Com as novas aquisições, a Secretaria de Agricultura conta agora com 13 implementos, além de quatro tratores agrícolas, para a prestação de serviço com valores subsidiados aos produtores rurais. Dentre os itens há grades aradoras (03), niveladoras (02), enxada rotativa (02), carretão agrícola (01), subsolador (01), rastel (01), roçadeira hidráulica (02) e batedor de cereais (01).