15/12/2023

MEIO AMBIENTE

“Proteção de Nascentes D’Água” foi o tema do último Dia de Campo da Emater e Prefeitura Encontro reuniu cerca de 15 agricultores na linha Riachuelo

Encontro reuniu cerca de 15 agricultores na linha Riachuelo

Durante todo o ano a Prefeitura e a Emater são parceiras na realização de “Dias de Campo”. Em 2023 foram realizados cerca de cinco encontros, que reuniram agricultores em propriedades de diferentes comunidades para tratar de assuntos pertinentes ao meio rural e à produção agrícola. Uma forma de integrar os agricultores, compartilhar experiências vividas em cada propriedade e conhecer as novidades oferecidas no mercado em palestras e oficinas.

O último encontro do ano foi realizado no começo deste mês, dia 05/12, na propriedade de Silvana e do Claudiomiro Gazziero. O tema abordado foi a Proteção de Nascentes d’água e reuniu cerca de 15 pessoas.

Nessa propriedade, que fica na linha Riachuelo, recentemente foi iniciada a instalação de um sistema para a proteção da nascente de água que existe na propriedade e, durante o Dia de Campo, todos os agricultores puderam esclarecer dúvidas sobre o processo com os proprietários, com a extensionista rural da Emater, Ines Pilatti, e com o secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela.

Esse sistema de captação de água e preservação da nascente consiste em instalar uma estrutura de proteção, a canalização (canos de limpeza, de distribuição e ladrão para manter um bom nível de água), e ainda uma caixa d’água para possibilitar o armazenamento e posterior consumo na propriedade. Por último a nascente é coberta com uma manta de lona e terra e é realizado o plantio de árvores nativas para reflorestamento. As últimas etapas estão sendo concluídas nesta semana.

Conforme informou a extensionista rural da Emater, a proteção das nascentes é uma das principais alternativas para o abastecimento de água das famílias rurais nas suas propriedades. “Para implantar esse sistema de captação de água nas nascentes e restauração das áreas de preservação permanente, os agricultores contam com o apoio técnico da Emater, com a Prefeitura que cede as mudas nativas para o reflorestamento e também as análises da qualidade da água e, ainda há a um projeto com o auxílio do Sicredi que financia 70% do valor total necessário para o investimento”, informou Inês. Em São Marcos já há seis nascentes protegidas por meio desse projeto coletivo. Ano que vem mais três agricultores devem aderir ao projeto.

Nessa proteção de nascente realizada na linha Riachuelo, o volume de água por dia chega a 2 mil litros. “A família está muito feliz por conseguir realizar o sonho que era poder ter uma água de qualidade à disposição para consumo direto na sua propriedade”, comentou Ines Pilatti.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Varela, frisou que, além de ser de grande importância para que haja a sustentabilidade das práticas agrícolas, essas ações têm um impacto muito positivo no meio ambiente. “Ao mesmo tempo em que garantimos a água na propriedade rural, restauramos espaços de preservação. Essas nascentes de água não surgem em qualquer local e, onde existem, precisam das condições adequadas para não secar. Não pode ter interferência de animais para não alterar as condições do solo e é necessário vegetação no entorno e esse projeto de Proteção das Nascentes engloba tudo isso, além da análise da potabilidade da água, para dar segurança ao produtor”, explica Fabiano.

Ao final do encontro do último Dia de Campo também foi realizada uma confraternização com doces, salgados e sucos produzidos diretamente na propriedade.