09/02/2024

SERVIDORISMO PÚBLICO

Projeto de Lei do Executivo Municipal prevê reajuste salarial de 6,5% aos servidores municipais para 2024

Desse percentual de aumento, 2,68% correspondem a um ganho real

O Executivo Municipal encaminhou hoje (09) à Câmara de Vereadores os Projetos de Lei (PL) nº 10 e 11, que contêm as propostas de revisão geral anual do salário dos servidores municipais. O aumento total proposto é de 6,5%, sendo que 3,82% corresponde à reposição de salário, reajustada conforme o Índice Nacional dos Preços do Consumidor (INPC), e 2,68% será ganho real.

A expectativa é que o PL seja lido já na próxima sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (12). A proposta é para que a reposição seja retroativa já a este mês de fevereiro/24.

Na justificativa enviada aos vereadores, o prefeito Evandro Kuwer ressaltou que o INPC é o índice mais adequado para a revisão geral anual e já vem sendo utilizado há anos pelo Executivo. Quanto ao aumento real, Kuwer destacou que “a Administração sempre concedeu aumentos reais e isso é feito tendo em vista valorizar o servidor e, inclusive, compensar o período em que os salários tiveram que ficar congelados, contudo, essas decisões são sempre tomadas com cuidado e zelando pelo dinheiro público, uma vez que é um compromisso da nossa Administração ter responsabilidade e segurança na gestão dos recursos público”.

Nesta manhã o Prefeito convocou uma reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais, oportunidade em que informou e esclareceu dúvidas a respeito dos Projetos de Lei referentes à reposição anual geral dos servidores.

A revisão geral (3,82%) contempla todos os colaboradores públicos, entretanto, o aumento real (2,68%) não é concedido aos cargos de prefeito, vice-prefeito e secretários.