Todas as notícias

29/11/2023

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura iniciou hoje a entrega de telhas para famílias que tiveram suas casas afetadas pelo temporal

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação iniciou hoje pela manhã a entrega de telhas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que tiveram suas residências danificadas pela chuva de granizo que afetou São Marcos em 17 de novembro. 

O processo de compra foi iniciado já na segunda-feira após o temporal, dia 20 de novembro. Os materiais chegaram ao município ontem no fim da tarde. Inicialmente, considerando a grande procura por este material na região, foi possível realizar a aquisição de 2.000 (duas mil) telhas de fibrocimento onduladas, com tamanho de 244x50cm. O valor total investido nesta compra emergencial foi de R$ 46 mil.

As casas estavam temporariamente cobertas com lonas. Só na madrugada e na manhã após o evento climático foram distribuídos 40 mil m² de lonas para a população. Essas famílias foram atendidas pela equipe da Assistência Social e todos em situação comprovada de vulnerabilidade serão contemplados. 

A distribuição das telhas começou pelo bairro São José. Segundo informações do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, 111 famílias estão cadastradas para recebimento desse material. “Um técnico e um engenheiro civil estão acompanhando a entrega, conferindo a quantidade de telhas necessárias em cada residência. Se a pessoa teve a casa destelhada na sua totalidade, serão destinadas telhas para cobertura da totalidade, mas se na casa a chuva danificou, por exemplo, 10 telhas, será essa a quantidade entregue para o reparo necessário”, explicou a secretária da pasta, Beatriz Vanz.

O prefeito em exercício, Valmir Scopel de Oliveira, está acompanhando a entrega das telhas durante o dia e informou ainda que a compra para substituição do telhado de prédios públicos atingidos também já está em andamento. Três escolas municipais (Amor Perfeito, Ruy Henrique Nicoletti e Francisco Doncatto) e o Centro Administrativo precisarão ter parte do telhado substituído. Os locais já receberam reparos temporários, para que possam continuar funcionando em segurança. 

O acumulado de chuva nas 24 horas do ocorrido, de sexta-feira, dia 17, para sábado, dia 18, foi de 174 milímetros de água, ou seja, 174 litros de água por metro quadrado. Devido às grandes perdas, tanto na cidade quanto no agronegócio do interior, São Marcos decretou ainda no dia 20 de novembro situação de emergência e aguarda homologação do decreto em nível estadual e federal. 

Tendo em vista que cerca de 600 pessoas foram atingidas e, além de danos no telhado, algumas famílias tiveram bens materiais estragados, a Secretaria de Assistência Social está arrecadando ainda doações de móveis e eletrodomésticos para os atingidos. Quem puder doar, deve entrar em contato pelo telefone 3291-6334.