30/06/2023

AGRICULTURA

Prefeitura entregou mais de 73 mil reais em cheque incentivo para contemplar projetos de expansão e melhorias na agricultura local

Neste mês de junho foi realizada a entrega de cheques incentivos que beneficiarão 24 projetos na área agrícola de São Marcos.  Dentre as melhorias, os agricultores e agricultoras vão investir na abertura, limpeza e ampliação de açudes; conformação de terreno; preparação de solo para lavoura e terraplanagem para estufa. O investimento total é de R$ 73.600,00 e essa foi a primeira entrega do ano do programa de incentivo agrícola regulamentado pela lei nº 1.342.

Os cheques foram entregues pelo prefeito Evandro Kuwer, pelo vice-prefeito, Valmir Scopel de Oliveira, e pelo diretor de Agricultura, Luiz Antonio Tonietto.

O agricultor Eduardo Zanella vai utilizar o cheque incentivo como apoio para a ampliação de pomar de pêssego em sua propriedade na Linha Santana. Para ele a ampliação do programa, que neste ano o subsídio para a utilização de escavadeira hidráulica e trator de esteira passou de 40% para 45%, é um relevante apoio ao produtor. “O custo da máquina é alto, então isso -o que cheque incentivo-  vem a ajudar bastante e também acaba revertendo pro município, porque tudo o que a gente vai investindo é com o intuito de aumentar a produção”. Zanella destacou ainda que parte da sua produção é vendida para a merenda escolar em São Marcos.

Agricultores interessados em realizar melhorias em suas propriedades e que querem contar com o Cheque Incentivo, podem comparecer na secretaria de agricultura para inscrever o projeto. é necessário apresentar documento com foto, o talão de produtor, o cadastro ambiental rural, escritura atualizada do terreno.