ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura vai abrir inscrições para cursos gratuitos do programa RS Qualificação

A partir de 27 de março até o dia 12 de abril, o município de São Marcos estará com inscrições abertas para pessoas interessadas em uma vaga nos cursos de Assistente Administrativo; Excelência no Atendimento ao Cliente; Iniciação para Projetista; Lid e Metrologia e Iniciação para CNC. As capacitações profissionais serão oferecidas gratuitamente através do Programa RS Qualificação, do Governo do Estado, possibilitado através de um convênio assinado pela prefeitura e pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, após aprovação do projeto apresentado pelo município, que visava justamente melhorar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade. Os cursos serão realizados pelo SENAC e SENAI.

As inscrições são presenciais, diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, no centro da cidade (em frente à Secretaria de Saúde). Contudo, a inscrição não garante a confirmação da vaga para os candidatos, pois o preenchimento será feito mediante análise dos documentos entregues. Terão preferência pessoas em situação vulnerável, em desemprego ou em sub ocupação.

A secretária da Pasta, Beatriz Vanz, destaca que os cursos oferecidos contam com investimento do Governo do Estado e contrapartida da administração municipal, que juntos atuam para qualificar e/ou requalificar profissionalmente pessoas interessadas, oportunizando assim suprir as vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho local. Para desenvolver esse projeto, o município vai receber cerca de R$75 mil por meio do RS QUALIFICAÇÃO e investir mais R$ 22 mil em contrapartida.

Confira detalhes de cada curso:

• ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ocorrerá à tarde no Colégio Estadual São Marcos, terá 40 encontros de 4 horas cada. A partir de 15 anos completos. Há 25 vagas disponíveis.

• EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE será à noite, também no Colégio

Estadual São Marcos, com 10 encontros de 4 horas cada. A idade mínima é 16 anos. Há 20 vagas disponíveis.

• CUSTOMIZADO DE INICIAÇÃO PARA PROJETISTA e CUSTOMIZADO DE INICIAÇÃO PARA CNC a idade mínima exigida é 16 anos.

• LID E METROLOGIA, idade mínima 15 anos.

Esses últimos três cursos, voltados à indústria, ocorrerão no SENAI local, no período noturno, a partir de 22 de abril. As aulas serão de segunda a sexta-feira, com duração de 3 a 4 horas cada, conforme acertado com cada turma. Além da idade, outro requisito necessário, para estes cursos direcionados à indústria, é o 5º ano do Ensino Fundamental.

Para se inscrever, o candidato deverá entregar pessoalmente cópia dos seguintes documentos:

- Cópia da Carteira de Trabalho;

- Cópia do RG ou documento com igual validade (CNH, carteira profissional);

- Cópia do CPF;

- Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone e IPTU em nome do candidato);

- Certidão de Quitação Eleitoral (para maiores de 18 anos e para quem, a partir dos 16 anos, alistou-se como eleitor);

-  Documentação dos dependentes menores de 18 anos;

- Comprovante de renda, caso tenha; e

- Comprovante de escolaridade.

Reforçamos a informação de que as inscrições serão de 27 de março até 12 de abril. A Secretaria de Assistência Social está localizada na Rua Dr. Rosa, em frente a Secretaria de Saúde e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 54 3291-6334.