03/04/2023

ADMINISTRAÇÃO

Município realiza mobilização para aumentar adesão da população ao Censo do IBGE 2022

A Prefeitura convoca os são-marquenses para participarem do Censo Demográfico, iniciado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Os recenseadores do IBGE estão trabalhando desde agosto de 2022 para coletar os dados demográficos do município, porém ainda há moradores que não participaram do Censo.

Durante a etapa de coleta de dados, os profissionais passam nas residências do município devidamente identificados com coletes do Instituto de Pesquisa e realizam um questionário com o morador. Se ninguém da sua família (que reside no mesmo domicílio) respondeu ao questionário, é necessário entrar em contato com a Prefeitura ou com o IBGE para que você seja incluído no Censo.

Para quem não respondeu ao questionário, há três opções de contato: ligue (54) 3291-9938, (54) 3223-8989 (WhatsApp) ou ainda responda a um formulário clicando aqui.

Os dados que você informar serão repassados apenas ao IBGE, que realizará contato a fim de aplicar o questionário e registrar essas pessoas como moradoras de São Marcos.

O Censo Demográfico é um levantamento sobre a população do país que traz informações importantes, como a quantidade de habitantes, onde e como essas pessoas moram, onde trabalham, qual a renda, etnia, raça e grupo familiar. Ressaltamos que é por meio do Censo que estudos são realizados a fim de projetar o futuro das cidades, uma vez que a base de dados é fator principal para investimentos e repasses, como é o caso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste caso, a contagem populacional através do Censo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo da distribuição do FPM e outros repasses constitucionais que também consideram indicadores econômicos e sociodemográficos. Portanto, caso a população reduza ou não atinja o mínimo necessário estabelecido em cada nível, o repasse financeiro também irá reduzir.