24/04/2024

Município abrirá novas vagas para castração gratuita de cães e gatos

Neste ano serão disponibilizadas 300 vagas e castração abrange machos e fêmeas

A partir de 08/05 iniciam as inscrições para participar do programa Castração Municipal, que proporciona aos munícipes de São Marcos a castração gratuita de cães e gatos (fêmeas e machos) que estejam em situação de rua, semi domiciliados ou cujos tutores sejam de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social/baixa renda (desde que tenham cadastro no CadÚnico).

As inscrições podem ser realizadas todas as quartas-feiras, a partir de 08/05, na Secretaria do Meio Ambiente (segundo andar do Centro Administrativo), das 8h às 11h40 e das 13h às 17h. Será necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço, comprovante de inscrição atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais CadÚnico e foto do animal, sendo que o mesmo deve ter mais de seis meses.

Após o cadastro realizado na Secretaria de Meio Ambiente, a pasta vai emitir autorização para a realização do procedimento na clínica veterinária vencedora da licitação, que foi a Ouro Verde. Conforme pontuou a Fiscal do Meio Ambiente,  Renata Siqueira, “no consultório veterinário o animal passará por avaliação prévia para verificar se está apto a fazer o procedimento, e após será agendado a castração”.

O programa Castração Municipal trata-se de uma iniciativa da prefeitura, que prevê investir cerca de R$ 71.700,00. Além disso, a atual iniciativa pretende dar sequência ao Programa Melhores Amigos, realizado em 2023, que tratava-se de um convênio firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto busca diminuir a quantidade de animais abandonados e proporcionar para as famílias de baixa renda a possibilidade de ter um animal castrado.