05/04/2023

FAZENDA

IPTU tem prazos prorrogados em São Marcos

Primeiro vencimento será em 15 de junho

O Executivo Municipal publicou decreto que estende os prazos para pagamento do IPTU 2023. Além disso, foi encaminhado Projeto de Lei à Câmara de vereadores que objetiva viabilizar que as datas de vencimentos desse tributo sejam todas instituídas por decretos.

A mudança ocorre pois a entrega dos carnês do IPTU deste ano precisou ser interrompida após ter sido identificado um erro na impressão do código de barras, o que impossibilitava o pagamento do imposto. Inclusive quem já havia recebido o carnê 2023 foi orientado a desconsiderar e inutilizar o impresso recebido.

Diante a isso foi necessária uma reimpressão dos mesmos, que está em andamento. A nova distribuição deve iniciar neste mês de abril. Considerando esse atraso na entrega dos boletos de cobrança é que a Administração Municipal optou por prorrogar o prazo dos vencimentos. Assim, a primeira parcela ou cota única terá vencimento em 15 de junho, a 2º parcela em 15 de julho e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, que terá vencimento em 15 de outubro.

Os contribuintes devem aguardar o carnê chegar em suas residências, empresas ou comércios para então efetuar o pagamento. Reforçamos ainda que a prefeitura não recebe mais qualquer tipo de pagamento dentro do Centro Administrativo e, portanto, o contribuinte deve procurar o Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Sicredi ou autorizadas e aplicativos dessas instituições de crédito.

Para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone 3291-9900 ou e-mail fazenda@saomarcos.rs.gov.br,