22/09/2023

Inscrições para as vagas de educação infantil iniciam em outubro

O período para as inscrições de crianças de 0 a 3 anos para vaga de turno integral será de 02 a 31 de outubro

Em outubro, conforme determinado no Decreto nº 3.556, inicia o prazo para as inscrições das vagas da educação infantil (crianças de 0 a 5 anos) para o ano letivo de 2024. Na primeira semana do mês, de 2 a 7/10, as inscrições serão no Auditório Municipal Joaquim Grison, após, será diretamente na Secretaria de Educação (2º andar do Centro Administrativo). O horário de atendimento é das 8h às 11h50 e das 13h às 17h10.

Para inscrever crianças de 0 até 3 anos completos até 31/03/24 será necessário apresentar cópia da Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência, cópias de RG e CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de trabalho e comprovante do Bolsa Família, caso a família seja cadastrada no programa.

Para as crianças com 4 anos completos até 31/03/24, será feita diretamente a matrícula na EMEI Ternura, de forma presencial.  Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a escola pelo telefone e WhatsApp (54) 3291-2997.

Já as crianças de 5 anos (completos até 31/03/24), que estudarão no Pré em 2024, poderão ser matriculadas diretamente na escola mais próxima de sua residência. Em /www.saomarcos.rs.gov.br/administracao/educacao você encontra a relação das escolas do município, com endereço e contato.

As crianças de 0 a 3 anos inscritas em outubro serão relacionadas em listas de acordo com a faixa etária:

Berçário I - 6 meses a 2 anos

Berçário II - 2 a 3 anos

Maternal - 3 anos completos

Essas listas com a relação dos nomes das crianças devem ser divulgadas na primeira semana de novembro no site oficial da Prefeitura. A colocação é por ordem de inscrição. A Secretaria de Educação começa a chamar as crianças e encaminhar para matrículas na EMEI até a segunda semana de janeiro, seguindo a ordem da lista e levando em consideração também os critérios de classificação como crianças com vulnerabilidade social e ainda se os pais possuem emprego formal. Atualmente são atendidas 350 crianças na educação infantil municipal e não há lista de espera para BII e maternal e apenas 7 crianças aguardam vaga no B1 (lista que já contou com cerca de 200 crianças aguardando).

As matrículas e rematrículas para o ensino fundamental e para o EJA serão de 6 a 21 de novembro de forma online e também presencial diretamente com as escolas. Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (54) 3291-1405 ou (54) 3291-9963.