Todas as notícias

23/06/2023

CULTURA E TURISMO

FENASUCO TERÁ TORTELADA, EXPOSIÇÃO DE SUCOS E VINHOS E SHOWS MUSICAIS

Sete vinícolas estão confirmadas, além da Ajardinar, que vai expor e florir o espaço livre da Festa


A 1ª edição da Fenasuco, que irá celebrar a “bebida símbolo” e o “prato típico” do município, além de comemorar o aniversário de 60 anos de São Marcos, será nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Salão do bairro Francisco Doncatto, popular Tapejara. 

O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, oferecerá aos visitantes almoços e jantares com tortelada, tudo regado a suco de uva e vinhos são-marquenses e muita música. 

Sete vinícolas locais estarão expondo seus produtos. São elas a Monte Santana, Sinuelo, Don Celesto, Rizzo, Avante, Paladar e Catafesta. No primeiro dia, 7 de julho, a Fenasuco terá o Filó agregado a sua programação. A partir das 19h  haverá então apresentação da Oficina de Danças Folclóricas da Professora Angélica, cujo projeto é desenvolvido juntamente com a EMEF Francisco Doncatto. Também teremos a participação do Grupo Cultural Nei Tempi Dell Filó, que com canções do folclore italiano e trajes típicos, animam e entretém os participantes, além de enaltecer a cultura e mostrar seus usos e costumes para as futuras gerações.

Já no sábado, 8 de julho, a Festa inicia já a partir das 14h e a Abertura Oficial está marcada às 19h. Após haverá Jantar com tortelada e shows com o tenor Giovanni Marquezzeli e Duo Cavattapi, ambos com repertórios de músicas italianas e clássicas. Marquezzeli, inclusive, foi quem surpreendeu o país ao quebrar uma taça com apenas o som emitido pela sua voz. Em 32 segundos, o tenor conseguiu quebrar um desafio que estava intacto há sete meses, transmitido no programa da apresentadora Eliana, do SBT.

Dia 9 de julho, domingo, a Exposição abre ao público a partir das 11h30 e ao meio-dia será servido Almoço, novamente com Tortelada. A parte artística terá shows com a cantora Inês Rizzardo, que abrilhantara o evento com suas canções românticas e alegres; e após o divertido grupo Os Colonos Zo Scarpon, que fazem muitas paródias sobre os gringos da Serra e animam com composições próprias do folclore italiano,  de ainda  canções gauchescas, música de bandinhas e alemãs.

A programação cultural e a entrada para visitação são gratuitas. Já os ingressos para o jantar do sábado ou almoço do domingo custarão R$ 75,00 para os adultos e R$ 35,00 para as crianças de 7 a 12 anos (crianças até 6 anos não pagam). O cardápio será tortéi com molho de codorna, galeto, carne de porco, maionese, radicci com bacon, salame frito, fortaia, queijo à dorê, pão. Também estará incluso no ingresso um copo de suco de uva e a sobremesa, que será sagu feito com suco de uva e acompanhado por creme. Os pontos de vendas de ingresso serão divulgados na segunda-feira.