Todas as notícias

20/09/2023

INUNDAÇÃO NO RS

DNIT informou prazo inicial de seis meses para a recuperação da ponte do Rio das Antas

Prefeito de São Marcos mobiliza entidades para levantamento de dados acerca do prejuízo causado pela interdição entre São Marcos e Campestre da Serra na BR-116. Comitiva irá até Porto Alegre na semana que vem para reunião com a superintendência do órgão nacional


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informou que foi concluído o laudo técnico realizado na Ponte do Rio das Antas (Km 96,65 da BR-116, entre Campestre da Serra e São Marcos) e que será realizada obra para recuperação da estrutura, com foco nos pilares que apresentaram rachaduras após a passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. 

A contratação de empresa para execução da obra deverá ser emergencial e, segundo o DNIT, o prazo inicial para a conclusão dos reparos é de seis meses. O prefeito Evandro Kuwer destaca que está em contato com os responsáveis em busca de cobrar medidas que sejam eficazes e seguras, mas também que a intervenção no local comece imediatamente. “A ponte interditada não causa só prejuízo a economia de São Marcos e região, mas também interfere de forma negativa na vida dos moradores. Temos diversas pessoas de Campestre que trabalham aqui e estão ou de férias devido à situação ou então optando por um caminho bem mais longo”. 

Kuwer informou que já entrou em contato com os representantes de entidades do município e com o prefeito de Campestre da Serra, Moacir Zanotto, a fim de unificar dados referentes aos prejuízos que o bloqueio dessa ponte está acarretando para os municípios. “Temos, comércios, empresas, agricultores e mecânicas que serão atingidos por terem seus negócios na beira da BR-116 e depender desse fluxo de veículos ou por dependerem do transporte de produtos nessas rotas, então, pensando nisso é que vamos reforçar o pedido por agilidade em comitiva lá em Porto Alegre na superintendência do DNIT”. A reunião mencionada deve acontecer já na semana que vem. 

A ponte do Rio das Antas entre São Marcos e Campestre da Serra (KM 95,7 da BR-116) está interditada desde 05/09. A Prefeitura de São Marcos reforça a determinação da PRF de que o local segue totalmente interditado para qualquer tipo de veículo ou mesmo para pessoas a pé. A rota alternativa é a ERS-122, passando por Flores da Cunha, Antônio Prado e Ipê.


Confira na íntegra a portaria do DNIT: 

“O SUPERINTENDENTE REGIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL no uso das atribuições que lhe foram subdelegadas pelo Diretor Geral do DNIT, conforme Regimento Interno / DNIT - Art. 149, Inciso X, resolve:

Ratificar nos termos da Declaração de Situação Emergencial SEI (15638491), DECLARANDO a situação de EMERGÊNCIA na Ponte sobre o Rio das Antas no km 96,65 da BR-116/RS, em São Marcos/RS, conforme identificado pelo Relatório UL - VACARIA - RS (15636861) onde é comunicado o comprometimento estrutural da OAE devido às chuvas intensas que atingiram a Serra Gaúcha nos dias 04 e 05/09/2023 e que acumulou cerca de 400 mm de precipitação.

HIRATAN PINHEIRO DA SILVA”.