Todas as notícias

24/04/2024

AGRICULTURA

Construção do novo espaço para feirantes no Parque Albino A. Ruaro está concluída e a feira do agricultor deve iniciar em junho no local

Agricultores interessados em utilizar o espaço para comercializarem seus produtos devem realizar cadastro na Emater local até 10/05


A popular Feira do Agricultor tem um novo espaço e um novo nome. Foi concluída este ano a construção do espaço para feirantes dentro do Parque Albino A. Rurao, na Rua Carlos Gomes, entre o Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol e o Fórum. O espaço conta com seis bancadas para os agricultores, mais dois fornos com espaço para manipulação de alimentos e, ainda, duas pias. O novo local será disponibilizado gratuitamente para os agricultores comercializarem os produtos cultivados no município. 

O nome do novo espaço será “Feira da Terra”. A denominação é oriunda de um projeto de lei do Poder Legislativo, que levou em consideração a opinião da comunidade, que se manifestou via redes sociais. 

Os agricultores que tiverem interesse em venderem seus produtos nesse espaço que abrigará a feira, devem entrar em contato com a Emater e realizar um cadastro até 10 de maio. Para realizar a inscrição será necessário apresentar alvará (em caso de agroindústrias) e/ou talão de produtor, e ainda RG, CPF, endereço e telefone do produtor e também informar os produtos que pretende comercializar. 

Um dos objetivos da Administração Municipal ao construir este novo espaço foi proporcionar melhores condições para os agricultores venderem seus produtos e incentivar a compra de alimentos produzidos aqui.  

Esta semana foi também realizada uma reunião com representantes do poder Executivo, do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores Familiares, da Emater e do Conselho da Agricultura para anunciar a conclusão da construção e definir os critérios de utilização do espaço. Após encerrar o prazo de inscrições, no dia 10/05, será realizada uma nova reunião com esses representantes da classe e com os produtores interessados para mais definições de uso e previsão de datas para abertura da Feira da Terra.

O espaço da Feira da Terra tem uma área total de 210m² (7m x 30m), altura de 5,65m e está coberto com telhas de aluzinco. As laterais não são completamente fechadas e contam com paredes de 1,5m de altura. O investimento, de recursos municipais, foi de cerca de R$217 mil. A construtora foi a empresa EGM, que venceu a licitação.