06/03/2023

AGRICULTURA

Administração Municipal participa de reunião com produtores de alho a fim de buscar alternativas para a comercialização rápida da safra deste ano

Agricultores organizaram a mobilização para expor a preocupação acerca da “entrada de alho argentino fora das regras de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária”. Reunião com representantes do estado já está agendada para esta terça-feira

Os produtores de alho do município e região organizaram uma reunião e convidaram autoridades municipais a fim de expor problemas que estão enfrentando na comercialização da safra deste ano. Uma das pautas foi o “encurtamento da janela de venda”. Segundo Franciele Motter, agricultora que está à frente da mobilização e que conduziu a reunião, há produtores que “ainda não venderam um quilo de alho neste ano”.

Dentre as principais preocupações está a “entrada ilegal de alho argentino”. Segundo os produtores, a suspeita é de que o produto esteja entrando na região Sul do Brasil sem nota fiscal, junto com outras cargas, ou ainda, sem atender às exigências de qualidade da portaria nº 435 do Ministério da Agricultura e Pecuária. Foram citadas pelos agricultores as fronteiras de Porto Xavier (RS), Uruguaiana (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Dionísio Cerqueira (SC), “nós queremos fiscalização nas fronteiras. Urgente e efetiva”, afirmaram os presentes.

A reunião foi realizada no Auditório Municipal Joaquim Grison na última sexta-feira (10) e contou com a participação de cerca de 90 produtores e cerealistas de alho. Dentre as autoridades presentes, participaram o Prefeito Evandro Kuwer, o Vice-Prefeito Valmir Scopel de Oliveira, os secretários do Meio Ambiente e da Administração, Fabiano Varela e Eduardo Rizzo, e também o Diretor de Agricultura, Antonio Luiz Tonieto, além dos vereadores e da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Sandra Meneguzzo.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de que a classe se mantenha unida para reivindicar medidas imediatas no que compete à fiscalização da entrada do alho argentino no Sul. “Só em São Marcos nós temos mais de 100 hectares de alho plantados, isso equivale a cerca de 6,6% do plantio total do Estado, o que, além de envolver muitas famílias, é muito relevante para a economia do município e do Estado. Por isso, acompanhamos com atenção o pleito dos agricultores, estamos mobilizando prefeitos da região e já viabilizamos uma reunião junto ao Governo do estado para debatermos alternativas rápidas a fim de comercializar essa safra de alho e evitar esse problema nos próximos anos”, explicou Kuwer.

Essa reunião que envolverá os produtores de alho, prefeitos e demais autoridades da região será amanhã (07) com o secretário adjunto da pasta da Agricultura no Estado, Marcio Madalena. O prefeito Evandro Kuwer informou que os deputados Carlos Burigo (Estadual) e Márcio Biolchi (Federal) estão apoiando a causa e conseguiram agilizar essa reunião junto ao Governo do Estado.