30/09/2021

Semana da água contará com programação especial em São Marcos

O tema desta edição é “Recursos Naturais e Energias Alternativas”

A Semana da Água 2021 ocorre de 1º a 9 de outubro, entretanto, as atividades iniciaram ainda no dia 21 de setembro nas escolas, tendo a realização da Mostra Escolar, sob o Tema: "Crise Hídrica".

O objetivo do evento, conforme explica a Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, é ressaltar a importância da água e envolver diversos setores da comunidade. “Não há como pensar em nenhuma forma de vida no planeta Terra sem água. Pensar em cuidado e preservação, nos remete também a responsabilidade de cada um, tanto do Estado quanto do cidadão. O que cada um de nós deve e pode fazer para preservar os recursos hídricos. Pensando nisso montamos uma programação para fomentar essa discussão no município, envolvendo o público urbano e rural e de diferentes faixas-etárias”.

O primeiro evento da Semana é uma live sobre o tema “Proteção de Nascentes - Teoria à Prática”. Os palestrantes são a Engenheira Florestal, Assistente Técnica Regional (ATR) da Emater e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas, Adelaide Juvena Kegler Ramos e também o Engenheiro Agrônomo e ATR da Emater, Neuri Frozza. As palestras serão em formato online, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura de São Marcos no dia 05/10, a partir das 19h30. Para quem quiser receber certificado, na próxima semana será divulgado link para inscrição.

Na quinta-feira, dia 07, será realizado o Dia de Campo Sociossistencial na propriedade do casal Vanderlei e Carla Suliani, na Linha Santana. O evento contará com quatro estações de conhecimento sobre o tema “Recursos Naturais e Energias Alternativas”. Será obrigatório comprovar pelo menos 1 dose da vacina contra a Covid-19 para participar e é necessário realizar inscrição prévia na Emater pelos telefones (54) 3291-1524 ou (54) 9 99965087.

As atividades encerram no dia 9/10, com a publicação de um vídeo sobre a importância da água, destacando os trabalhos realizados no ambiente escolar.

Essa programação é um organização das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Emater, CDL, CIC, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco.