SECRETARIA DE CULTURA, DESPORTO E TURISMO

Os serviços desta Secretaria são voltados a promoção e fomento do turismo, cultura e esporte no município de São Marcos. As ações, eventos e campanhas objetivam proporcionar mais qualidade de vida e também garantir o acesso da populações a história do município, bem como à cultura, atividades de lazer e pontos turísticos.

Confira aqui mais informações e arquivos sobre o esporte. 

O município está inserido também no roteiro turístico Vales da Serra, da Atuaserra.


Eventos

Alguns dos eventos promovidos são: Dia da Mulher São-Marquense, Filós, Festa do Agricultor, Feira do Livro, Natal (programação e decoração da cidade), Corpus Christi.

Também apoia eventos realizados pelas entidades do município: Encontro de Carros Antigos, Fenamaro e Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, Borrachão, Encontro de Fuscas, Eventos de Motocross e festas religiosas. 

Dentre os eventos esportivos realizados: rústicas, campeonatos de futsal (categorias veterano, feminino e masculino), futebol de campo, bocha, vôlei.

Na área do esporte também é fornecido através desta secretaria desconto de 30% nas passagens para atletas que treinam em Caxias do Sul, como forma de incentivo a prática esportiva em clubes profissionais. Para acesso ao benefício é necessário apresentar declaração do clube, RG e comprovante de endereço.


Espaços culturais 

A Secretaria também é responsável pelos seguintes espaços públicos:

  •      Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Pe. Antonio Rizzotto está localizada na Rua Dr. Rosa, nº 133, no bairro Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O acervo do local é de mais de 20 mil livros, dentre as categorias estão: literatura estrangeira, brasileira, juvenil, infantil, poesia, psicologia, entre outras. O empréstimo dos livros é realizado por meio de um cadastro do leitor. Esse cadastro pode ser realizado na hora, basta apresentar um documento, um comprovante de residência e uma foto 3x4.

O local também possui mesas e computadores para quem necessita de um espaço para estudos.


Localização: Centro Administrativo, na Av. Venâncio Aires, nº 720, Centro

Telefone: (54) 3291-9921 e (54) 3291-9984

E-mail: turismo@saomarcos.rs.gov.br 

Horário de Atendimento: 8h – 11h50 e 13h – 17h10

Viviane Magalhães
Secretária de Cultura e Turismo:
Viviane Magalhães