14/10/2021

SAÚDE

Secretaria de Saúde emite alerta por conta de surtos de doença diarreica aguda (DDA)

Surtos de diarreia, vômito e sintomas gastrointestinais começaram a aparecer no Estado, bem como em São Marcos e outros 24 municípios do Rio Grande do Sul, entre final do mês de setembro e o início de outubro. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a comunidade sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal e no manuseio de alimentos para evitar o contágio.

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta epidemiológico para todo o Estado e investiga surtos em 16 municípios. Em São Marcos foram identificados 127 casos de diarreia pelos profissionais de saúde da rede pública e privada e a Vigilância Epidemiológica solicitou ao estado kit de coleta de amostras para análise no LACEN/RS. Ainda não há resultado de amostras. Também, durante a última semana, foi emitido alerta às escolas de educação infantil, fundamental e médio, além de realizar inspeção in loco nesses locais a fim de prestar serviços de saúde em alerta.

As doenças gastrointestinais têm como principal sintoma a diarreia. O aumento do número de evacuações pode ou não ser acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito e febre.

A transmissão normalmente ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados Entre os cuidados básicos, inclui lavar, com frequência, as mãos e os alimentos, antes do consumo. Lembrando que essas são medidas preventivas úteis, não apenas para evitar o contágio dessa, mas de outras doenças, a exemplo do próprio coronavírus.

A saúde municipal reforça que os sintomas mais comuns da doença diarreica aguda são náuseas, vômitos, febre, diarreia e dores de cabeça e de estômago. Assim, é importante manter-se hidratado aumentando a ingestão de líquidos e consumir alimentos leves, caso apresente os sintomas principalmente em crianças e idosos. E se eles persistirem e estejam associados a febre ou fezes com sangue a pessoa deve procurar atendimento médico.

Outras dicas de como se prevenir da doença são:

- Beber água tratada e realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário.

- Evitar contato próximo com pessoas sintomáticas. Se estiver doente, fique em repouso.

- Higienizar mamadeiras com água fervente.

- Evitar compartilhar objetos como toalhas e talheres.

- Limpar as superfícies contaminadas com álcool ou hipoclorito de sódio sempre que possível, por exemplo, banheiros, pias para lavagem de mãos, entre outros.

A Vigilância Epidemiológica destaca ainda para que se evite abraços e toques nas mãos de outras pessoas, a fim de evitar o contágio.