31/01/2024

SAÚDE

Secretaria de Saúde dispõe de novo aparelho para avaliar o bem-estar do bebê durante a gestação

Com o novo cardiotocógrafo são realizados, em média, 10 exames MAP por semana

A equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu no final do ano passado um importante recurso para auxiliar na avaliação do bem-estar dos bebês.  Agora com o cardiotocógrafo, também conhecido como monitor fetal, é possível monitorar os batimentos cardíacos do bebê e seus movimentos. Segundo a médica ginecologista obstetra da Secretaria da Saúde, Dra. Fernanda Mascarello, o novo aparelho é importante para diagnosticar o sofrimento fetal, garantindo mais segurança na avaliação médica.

Com o monitor fetal disposto no Posto de Saúde Nossa Senhora de Lourdes (centro), todas as gestantes fazem o exame quando chegam a 35 semanas de gravidez. Cerca de 10 exames são realizados por semana. A Dra. Fernanda Mascarello explicou ainda, em entrevista, que até o ano passado esse exame era feito em município vizinho e apenas para gestantes que apresentavam algum fator de risco, todavia, agora, todas têm acesso e não precisam realizar deslocamento do município, e já aproveitam a consulta de rotina do pré-natal.

A secretária de Saúde, Maristela Lunedo, informou que o investimento foi de cerca de R$ 11.500,00. “Estamos garantindo a prestação de um serviço médico com mais segurança para a família e para os profissionais de saúdes. Trata-se de um ‘plus’ na saúde pública municipal, porque é um exame que não está previsto para a atenção primária, porém, mesmo assim, achamos de fundamental importância para assegurar cada vez mais a qualidade do pré-natal na rede SUS”, ressaltou. Maristela salientou ainda que o acompanhamento pré-natal pelo SUS é gratuito a todas as gestantes e agora inclui, em São Marcos, esse exame para avaliar o bem-estar fetal.

Para acessar os serviços da rede pública de saúde, basta procurar o Posto de referência da sua residência.