Todas as notícias

06/03/2024

SAÚDE

São Marcos tem três casos de dengue registrados no sistema público de saúde

Uma das grandes preocupações das autoridades da área de saúde atualmente, não apenas no Estado, como no país, é a proliferação dos casos de Dengue. Em São Marcos não é diferente. Neste mês de março foram registrados três casos positivos para a doença e um quarto caso está em análise. Um dos pacientes, um homem de 18 anos, necessitou internação hospitalar hoje.

O monitoramento dos focos da doença no município é contínuo através das ovitrampas e do trabalho de fiscalização dos agentes de endemia. No mês de fevereiro, das 50 armadilhas instaladas para verificar a presença do mosquito na cidade, 36 (72%) foram positivas para o Aedes aegypti, totalizando 3.227 ovos recolhidos. 

Os bairros com ALTA incidência do mosquito neste mês (mais de 100 ovos por armadilha) são: Francisco Doncato; Jardim dos Platanos; Progresso; Henrique Pante; Polo; Centro; Santo Antônio e Industrial. Porém, mesmo nos bairros em que não há alerta neste momento, é necessário que os moradores redobrem os cuidados.



A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Os principais sintomas da Dengue são:

-febre alta (39 a 40 graus), com duração de dois a sete dias,

-dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações,

-mal-estar geral,

-náusea,

-vômito,

-diarreia,

-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.


Além do cuidado para não deixar água parada em qualquer recipiente, o uso de repelente também é uma forma de prevenção, sendo recomendado para maior proteção individual contra a picada do mosquito.