25/03/2020

CORONAVÍRUS

São Marcos tem 75 pessoas em isolamento domiciliar

Porém, até o momento, não há casos confirmados de Covid-19 no município

A partir da declaração do Ministério da Saúde de transmissão comunitária em todo o território brasileiro (quando não é possível identificar a fonte de transmissão), mudaram as definições de casos suspeitos que devem ser testados para o Coronavírus.

Assim sendo, em São Marcos, 75 pessoas foram orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde a permanecerem em isolamento domiciliar por 14 dias. Dessas, 24 estão com sintomas de gripe; 26 pessoas estão em isolamento por serem familiares ou já terem tido contato com estes pacientes gripais e outras 25 cumprem a quarentena porque têm histórico recente de viagem para o exterior ou outros estados do país. Todavia, outras 19 pessoas já foram liberadas do isolamento por não apresentarem sintomas.

O Centro de Operações de Emergência (COE),  composto por profissionais de saúde que atuam desenvolvendo estratégias de prevenção da disseminação do vírus; informou ainda que também investiga outros casos de são-marquenses que viajaram recentemente.

Ressalta-se que neste momento, de acordo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o teste deve ser realizado e encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado (LACEN) apenas quando o paciente apresentar síndrome respiratória aguda grave, estando em internação hospital. Há exceção para os profissionais da saúde sintomáticos, que atuam diretamente no atendimento ao paciente. Aos demais casos, a orientação é de quarentena domiciliar por 14 dias.

Devido às novas orientações do Estado, que limita a quantidade de testes para o Coronavírus, a técnica de enfermagem Maristela Lunedo, integrante do COE, explica que “não é porque não temos casos confirmados em São Marcos, que o vírus não possa estar circulando. Por isso, permanecem sendo de extrema importância as medidas de prevenção e o cumprimento dos decretos em vigência”.

Em caso de dúvidas ou para informar pessoas que viajaram recentemente e retornaram ao município há menos de 14 dias, ligue 3291-6428. As orientações para o isolamento domiciliar estão disponíveis no site da Prefeitura de São Marcos.