16/09/2021

São Marcos recebe Chama Crioula

O prefeito Evandro Kuwer recebeu na tarde de 15 de setembro, das mãos da diretora de Cultura, Desporto e Turismo, Viviane Magalhães e do secretário de Agricultura Gláucio Brochetto, a centelha da Chama Crioula, vinda da sede da 25ª Região Tradicionalista, em Caxias do Sul.

Além do Chefe do Executivo Municipal estiveram presentes no ato solene, crianças vestidas a rigor da Escola de Educação Infantil Ternura e colaboradores municipais.

O símbolo máximo da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul ficará exposto no saguão do Centro Administrativo até a tarde 20 de setembro, quando será transferido para a Praça Dante Marcucci. No feriado, às 17h, haverá então arriamento das bandeiras e canto dos hinos. Após a cerimônia, a Chama Crioula segue para a Missa no CTG Porteira da Serra.

O prefeito Kuwer destacou a importância da semana que é tão significativa para todos os gaúchos. “Receber esta Chama é motivo de alegria. Setembro é o mês dos gaúchos. Não temos eventos presenciais com grande público, mas não poderíamos deixar de reverenciar nossa cultura gaúcha e demonstrar nosso amor pelo Rio Grande”, afirmou.        Em 2021 os Festejos Farroupilhas homenageiam e comemoram o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. Denominado de “Caminhos de Anita”, retratam a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). Este tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul. Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.