Todas as notícias

28/05/2024

COMUNICAÇÃO

São Marcos participou de reunião com foco na reconstrução do Estado

Prefeitos da região reuniram-se em Bento Gonçalves com o representantes do Governo Federal para discutir medidas que vão agilizar recursos para o Rio Grande do Sul


Na tarde de ontem (27), o secretário de meio ambiente, Fabiano Varela, representou o município de São Marcos em um evento em Bento Gonçalves que contou com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta e o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Na ocasião, representantes dos municípios, tiveram a oportunidade de repassar informações sobre a situação de cada cidade, bem como encaminhar ofício solicitando agilidade em demandas pontuais.

Na oportunidade, o secretário Fabiano, encaminhou o Ofício nº 86 com algumas demandas emergenciais para aliviar os danos causados pelas chuvas no município de São Marcos, dentre elas, a priorização, por parte do Governo Federal, na manutenção do trecho do KM 108 ao KM 112 da BR-116, para proporcionar a permissão de trafegabilidade normal no local durante 24h por dia. “Outra demanda que pedimos atenção, é que seja liberado para toda a comunidade de São Marcos o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do qual permite aos trabalhadores acessarem parte de seus fundos, em situações de emergência ou desastres naturais. A intenção da medida é que todos os moradores dos municípios afetados pelas chuvas intensas possam retirar até R$ 6.220,00 por conta vinculada ao FGTS, desde que haja saldo disponível”, ressalta Fabiano.

O prefeito, Evandro Kuwer, comenta sobre a relevância da conversa com o Governo Federal, “as infraestruturas de mobilidade, transportes, agricultura, equipamentos públicos e privados foram duramente danificadas pelos eventos climáticos que atingiram o Estado, desde o final do mês de abril de 2024. Com isso, a ajuda do Governo Federal neste momento, é essencial para agilizar a situação de normalidade em nosso município, em especial nas estradas do interior que sofreram muito durante as chuvas”.


Imagens por Joaquim Moura