06/09/2023

INUNDAÇÃO NO RS

São Marcos está arrecadando donativos para enviar as vítimas dos alagamentos do Vale do Taquari

Durante toda semana temos acompanhando na mídia e nas redes sociais os estragos deixados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Em São Marcos, tivemos quedas de barreiras e alguns pontos alagados no interior, além da interdição da ponte sobre o Rio das Antas, na BR-116 no trajeto para Campestre da Serra. Além disso, algumas famílias necessitam de ajuda e foram prontamente atendidas pelos órgãos públicos. Entretanto, em alguns municípios vizinhos a situação foi bem mais grave. Há inúmeras pessoas desabrigadas e as fortes chuvas deixaram inclusive vítimas fatais em cidades como Muçum, que fica distante cerca de 130 km de São Marcos.

Em função disso, o Poder Público está movimentando entidades e a comunidade em busca de arrecadar doações para ajudar as populações desses municípios mais afetados. PODEM SER DOADOS: ALIMENTOS, ÁGUA MINERAL, ITENS DE HIGIENE PESSOAL E DE LIMPEZA, ROUPAS, COBERTORES E COLCHÕES. Além da Assistência Social, a Prefeitura, Câmara de Vereadores, CDL, Bombeiros, Associação dos Motoristas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos são os pontos de arrecadação para as doações. A CIC e a Infox também estão realizando campanhas para arrecadação de alimentos e utensílios.

Amanhã será enviada a primeira remessa de doações para Roca Sales, um dos municípios mais atingidos. Em parceria com a Serra Maior. empresas de São Marcos, prefeitura, grupos e entidades, além de alimentos, agasalhos e velas, também irão dois caminhões com garrafas de água mineral para distribuição.

Quem quiser apoiar a campanha pode fazer isso doando ou divulgando pelas redes sociais. Grupos como Leo Clube, Lions, Rotaract e Rotary já manifestaram seu apoio.

A arrecadação vai até dia 15 de setembro. A Secretaria de Assistência Social está entrando em contato com os municípios mais atingidos, bem como com a defesa civil, para ver as localidades que mais precisam de donativos a fim de fazer a entrega das doações.