31/05/2023

DESTAQUE ESTADUAL

São Marcos é 5º colocado no Índice de Governança Municipal

São Marcos está entre os 20 melhores municípios avaliados do Rio Grande do Sul pelo Índice de Governança Municipal (IGM) 2023, ocupando a quinta colocação:https://igm.cfa.org.br/bi/

O IGM foi criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), órgão independente que avalia a gestão dos 5.570 municípios do Brasil, cujo a metodologia comparativa divide os municípios por faixa de habitantes e renda per capita. A métrica de governança desenvolvida pelo CFA parte de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.
Para o prefeito Evandro Kuwer, receber essa informação foi uma grata satisfação. Segundo ele, esse índice demonstra que o município está no caminho certo. “Colhemos com satisfação e alegria esse resultado, fruto de muito trabalho, economias e planejamento que vem sendo levado a sério desde o primeiro dia de administração”, enfatiza o prefeito, dedicação de toda a equipe da administração e servidores públicos. Ele ressalta que esse destaque em um ranking mostra o potencial do município. “É um orgulho ver a cidade se destacando em indicadores primordiais para o seu desenvolvimento. Isso reflete um trabalho conjunto entre poder público, comunidade, empresas e parceiros que conseguimos fazer aqui. Nosso desafio agora é manter estes números para seguir avançando nos próximos anos”, projeta Kuwer.

Atualmente o município tem um investimento de cerca de R$ 20 milhões em mais de 30 ações que estão em desenvolvimento. Dessas, o prefeito destaca as obras dos Loteamentos Industrial e Habitacional e o projeto do novo traçado da estrada em Santo Henrique (rota mais segura e ágil que ligará São Marcos a Flores da Cunha). “São ações que futuramente também refletirão nos índices sociais e econômicos de São Marcos, melhorando ainda mais a posição nesse e outros rankings que avaliam as gestões públicas municipais”, explica Kuwer.