02/02/2023

São Marcos conta agora com a Farmácia Solidária

O novo espaço, no segundo piso da Secretaria de Saúde, abriu as portas esta semana. O objetivo principal é, por meio do reaproveitamento de remédios, auxiliar no tratamento de saúde de pacientes que necessitam de medicamentos não disponibilizados pelo SUS.

Agora, com a SOLIDARE - Farmácia Solidária, a comunidade em geral e instituições da sociedade civil podem realizar doações de medicamentos em bom estado de conservação. Medicamentos esses que serão reaproveitados pela comunidade que necessita do tratamento, mas não tem condições financeiras para adquiri-los nas farmácias regulares.

As doações poderão ser realizadas na Secretaria de Saúde, nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e no CAPS, de segunda a sexta-feira durante todo o horário de atendimento dessas unidades de saúde. Após o recebimento, todos os medicamentos passam por uma avaliação criteriosa realizada por uma farmacêutica para, somente então, serem disponibilizados na Farmácia Solidária. Serão recebidos todos os tipos de medicamentos e qualquer pessoa ou instituição pode realizar a doação.

A entrega dos remédios aos que necessitam será realizada às quartas-feiras, das 8h às 12h. A Farmácia Solidária está localizada no segundo piso da Secretaria de Saúde e pode ser acessada também diretamente pela entrada ao lado do Projeto Wida (há uma placa no local indicando o acesso).

Para ser beneficiário deste programa será necessário apresentar documento com foto, Cartão SUS e receita médica original. Se a receita tiver sido emitida na rede privada de atendimento em saúde, será necessário apresentar também um comprovante de renda pessoal de até 1,5 salários mínimos.

A secretária de Saúde, Maristela Lunedo, revelou que o projeto surgiu da necessidade de viabilizar a redistribuição de remédios. “Nós percebemos aqui no município que há muitos casos de pessoas que começam um tratamento e, por não dar certo aquele remédio específico, o médico acaba trocando. Agora, com a Farmácia Solidária, no lugar de guardar esses remédios em casa, a comunidade pode doar que nós vamos fazer com que o remédio chegue até quem precisa e não tem condições de adquirir. É um trabalho que beneficia quem doa e quem recebe”, destacou Maristela.

O programa SOLIDARE foi instituído no estado pela lei nº 15.339/2019. Atualmente, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde, há 37 Farmácias Solidárias no Rio Grande do Sul. Em São Marcos, a Lei N.º 3.008/22 instituiu o programa a nível municipal.

No site da Prefeitura há uma área exclusiva para o programa Solidare, Farmácia Solidária. Nessa página há informações sobre o funcionamento do local, documentos necessários para ser um beneficiário e ainda a lista de medicamentos que estão disponíveis na atual semana. A secretária da Saúde ressalta, entretanto, que a lista é atualizada semanalmente, conforme a dispensação dos remédios, e “pode ocorrer de a pessoa procurar o medicamento que viu na lista e esse não estar disponível, pois já foi entregue e beneficiou alguma outra pessoa mais cedo naquele dia”.

A Farmácia Solidária entrou em funcionamento na última quarta-feira (01) e as doações já podem ser entregues em todas as unidades de saúde municipais. A Secretaria de Saúde está providenciando dispensers exclusivos para o recebimento dessas doações, esses itens estão em fase de confecção e devem chegar ao município no próximo mês.