30/12/2020

Repasses da Lei Aldir Blanc iniciaram esta semana em São Marcos

Cerca de R$41 mil foram destinados à manutenção de espaços culturais e à realização de projetos nesta área

Através da Lei do Auxílio Emergencial à Cultura (LF 14.017), a ‘Aldir Blanc’, cinco espaços culturais e duas entidades de São Marcos serão beneficiadas. O objetivo é a manutenção de espaços culturais que foram prejudicados durante a pandemia, assim como o fomento ao setor no município.

Após o período de inscrições, em novembro, todos os cadastros passaram pela avaliação do Comitê Municipal de Implementação das Ações Emergenciais destinadas ao Setor Cultural (composto por representantes da comunidade relacionados à área da cultura e também dos setores jurídico e fazenda da Prefeitura). O pagamento foi realizado ontem (29) e as entidades aprovadas devem receber o valor em suas contas até o final do dia de hoje (30).

Todos os beneficiários assinaram um Termo de Responsabilidade e Compromisso , assegurando a prestação de contas e também a realização de ações culturais como forma de contrapartida. Essas ações devem ocorrer após a retomada das atividades e de forma prioritária para os alunos das escolas públicas do município.

Conforme explica o atual Secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Glaucio Brochetto, de todas as entidades culturais que se inscreveram para receber o benefício, apenas três não foram aprovadas pelo comitê por não se enquadrarem nos requisitos da lei federal. Já no edital que contemplava projetos da área artística/cultural, apenas dois foram inscritos pela comunidade e ambos foram contemplados.

Os espaços culturais contemplados com valores de R$ 3 mil a R$ 10 mil (valores mínimo e máximo obrigatórios de acordo com a lei federal), foram o Ateliê de Artes Visuais Juliandra Rogalski; o OASIS Espaço Arte, Poesia, Dança, Movimento e Terapia; o CTG Porteira da Serra, a La Dance Escola de Dança e Fitness e o Circo Torres. Já os projetos premiados foram o Painel Interativo de São Marcos, da CDL, e a Roda de Chimarrão da Associação Comunitária Amigos de São Marcos. Os projetos serão realizados e divulgados pelas entidades nos próximos dois meses.