21/11/2023

TEMPESTADE QUE ATINGIU FORTEMENTE SÃO MARCOS

Prejuízo na agricultura devido ao temporal com granizo no último fim de semana é estimado em 14,9 milhões de reais

Laudos que indicam as perdas na agricultura e na estrutura dos prédios públicos foram concluídos na terça-feira e reforçam o Decreto de Emergência de São Marcos, realizado em função das perdas após a tempestade com incidência de granizo na última sexta-feira. Os dados foram inseridos pela Defesa Civil em sistema nacional e o município aguarda homologação do Decreto Emergencial nº 3.954 pelo Estado e pelo Governo Federal.

Na agricultura o prejuízo estimado pela EMATER e pela Secretaria Municipal de Agricultura é de R$ 14,9 milhões. O granizo e a forte chuva afetaram produções em diversas comunidades do interior, tendo perdas maiores nas localidades de São Roque, Pedras Brancas , São Jacó, Santo Henrique, Zambicari e Marechal Deodoro da Fonseca. A cultura com maior perda foi a uva, com prejuízo estimado em R$9,6 milhões. Além das perdas em plantações em nove culturas diferentes, 45 aviários tiveram danos no coberto devido ao granizo.

Já o laudo de danos públicos apresenta um prejuízo estimado em R$78 mil. Prédios do Centro Administrativo e das escolas Amor Perfeito, Ruy Henrique Nicoletti e Francisco Doncatto vão precisar de reparos no telhado. As escolas já estão provisoriamente cobertas com lona. A administração municipal já iniciou processo de aquisição de mais lonas e também de telhas para reparos.

Conforme já informado pelos Bombeiros e Defesa Civil, ressalta-se que 600 residências no perímetro urbano tiveram algum tipo de dano causado pelo granizo. Ainda na madrugada de sexta-feira (17) e no sábado pela manhã foram distribuídos 40 mil m² de lona para auxiliar provisoriamente os afetados.

Informa-se ainda que o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social que tiveram suas residências danificadas, está sendo prestado na sede da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, na rua Dr. Rosa, em frente à Secretaria de Saúde, e via telefone (54) 3291-6334.

As estradas municipais já estão todas liberadas para trânsito desde domingo e, desde segunda-feira, a Secretaria do interior trabalha na recuperação dos trechos mais atingidos, como o caso da Estrada Municipal nº 500, em Santo Henrique, buscando restabelecer o quanto antes as condições adequadas de trafegabilidade.

O acumulado de chuva nas 24 horas do ocorrido, de sexta-feira, dia 17, para sábado, 18, foi de 174 milímetros de água, ou seja, 174 litros de água por metro quadrado.

Confira o Decreto de Emergência e laudos de perdas na íntegra: