Todas as notícias

25/10/2024

SAÚDE

Prefeitura de São Marcos intensifica ações de prevenção à dengue durante o período de Finados

Cuidados são necessárias para evitar focos de dengue nos cemitérios


A Vigilância Ambiental em Saúde de São Marcos reforça a importância de adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste período, os cuidados precisam ser redobrados, pois vasos de flores nos cemitérios geraram acúmulo de água e aumentam a possibilidade de criadouros de mosquitos.

Como forma de prevenção, e diminuição dos criadouros de mosquito, a Prefeitura, em parceria com as floriculturas locais, orienta a população a optar por vasos com furos e evitar o uso de papéis celofane, que costumam reter água. Folderes informativos também estão sendo distribuídos para reforçar essas orientações, ajudando a conscientizar a comunidade sobre a importância de práticas seguras para evitar água parada. 

A coordenadora e laboratorista da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, informa que “após o período de Finados, a equipe de agentes de endemias realizarão uma varredura nos cemitérios para recolher materiais deixados. Embora os índices de infestação estejam baixos no município, alertamos que, com o aumento das chuvas e altas temperaturas, espera-se uma elevação gradual nas taxas de infestação do Aedes Aegypti, com pico previsto para janeiro e estendendo-se até meados de maio. Então, agora é essencial redobrar as medidas preventivas, como a limpeza de espaços que possam acumular água”, reforça a coordenadora da Vigilância.

As ações de monitoramento seguem intensificadas com o uso de ovitrampas e pelo levantamento rápido de índices (LIRA), que possibilitam à equipe acompanhar a evolução da infestação. No último levantamento, realizado neste mês de outubro, apenas 3 das 50 armadilhas registraram presença de ovos, indicando uma situação controlada.

O Poder Público reforça que a colaboração de todos é essencial para manter os baixos índices de infestação e garantir um período de Finados seguro para todos.