16/03/2020

CORONAVÍRUS

Prefeitura de São Marcos cancela aulas e eventos municipais

Decretos publicados hoje (16) estabelecem medidas de prevenção ao Coronavírus

O Prefeito Municipal, após reunião com equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, também atendendo orientações do Governo do Estado, publicou hoje (16) dois decretos a fim de estabelecer medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Decreto nº 3.583, a partir desta quinta-feira (19) estão suspensas as aulas em toda rede pública municipal de ensino pelos próximos 15 dias. Se necessário haverá prorrogação do prazo.

Também estão cancelados, pelos próximos 30 dias, eventos realizados pela Prefeitura. À comunidade em geral, Paróquia e demais associações e entidades, a orientação é de que adotem as mesmas medidas a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Em caso de realização de eventos a Vigilância em Saúde elaborou uma nota técnica para orientar quanto a procedimentos a serem tomados (acesse aqui).

“Estamos adotando medidas de prevenção a fim de proteger a população e também manter o bom funcionamento dos atendimentos em saúde no município. Contamos com a colaboração e entendimento da comunidade para que possamos controlar a disseminação do vírus”, explica o Prefeito, Evandro Kuwer.

De acordo com o Decreto Municipal nº 3.582, em caso de viagem internacional, antes de retornar ao trabalho, servidores deverão informar a chefia direta o país que visitou, apresentando documentos que comprovem. Servidores que, nos últimos 14 dias, regressaram de países/estados/cidades em que há transmissão comunitária de COVID-19 (conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde) devem, apresentando sintomas, serem afastados do trabalho e, não apresentando sintomas, devem desempenhar suas funções, sempre que possível, em domicílio.

No site da Prefeitura de São Marcos estão disponíveis os boletins epidemiológicos do Estado e também orientações e medidas a serem tomadas em âmbito municipal. Acesse: https://www.saomarcos.rs.gov.br/servicos-online/saude/cartao-sus