23/12/2022

Máscara volta a ser obrigatória em estabelecimentos de saúde de São Marcos

Medida leva em consideração o aumento de mais de 1.000% no número de casos de Covid-19 registrados de novembro para este mês

Foi publicado hoje (23) o Decreto Municipal nº 3.863, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual nos estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde públicos e privados, ou seja, no hospital, farmácias, consultórios, postos de saúde, laboratórios e entre outros locais relacionados ao atendimento em saúde.

Além dos estabelecimentos de saúde, o uso da máscara passa a ser obrigatório também para quem frequenta Instituições de Longa Permanência, para pessoas com imunidade baixa (transplantados, pacientes oncológicos e doentes crônicos descompensados) e ainda para pacientes com sintomas respiratórios (tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta e entre outros), esses independentemente de estarem ou não em estabelecimentos de saúde.

Essa medida foi adotada visando combater o vírus da Covid-19 e também de outras síndromes respiratórias. Só no mês de dezembro, até hoje, já foram registrados 206 casos positivos de Covid-19, enquanto em novembro o número de pacientes com essa doença não chegou a 20.

O Decreto Municipal, além de considerar a análise da situação epidemiológica no município e na região, menciona também a necessidade de atender aos alertas feitos pelo Centro Estadual de vigilância em Saúde (CEVS) por meio da Nota Informativa nº 50.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o alerta realizado no início deste mês, para que as pessoas estejam atentas aos sintomas da doença, reforcem os cuidados e mantenham atualizado o esquema vacinal (confira aqui os dias e horários para vacinação contra a Covid-19).

Em caso de sintomas respiratórios, a SMS orienta que seja procurado atendimento médico. Todas as unidades de saúde dispõem de teste para aplicação quando necessário, seguindo os protocolos de atendimento e o intervalo de tempo oportuno, considerando a data de início dos sintomas.