26/02/2021

Governo do Estado suspende cogestão a partir de amanhã até 7 de março

São Marcos adotará protocolos da bandeira preta

Em live, na tarde de hoje, o Prefeito Evandro Kuwer reforçou as medidas de segurança e protocolos que devem ser adotados pelo município a partir de amanhã (27). Durante seu pronunciamento o Prefeito também ressaltou a importância de que todos atendam às regras e comunicou que a fiscalização atua já no dia de amanhã.

Conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado, a ocupação de leitos de UTI chegou 94% e as medidas adotadas são devido ao crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares desde o início da pandemia, o que já levou ao esgotamento de UTIs.

Além das restrições impostas pela bandeira preta, há um decreto em vigência que suspende atividades (exceto essenciais) das 20h às 5h.

Confira o que muda com a suspensão da cogestão:

·     Bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota.

·  Centro Administrativo: 25% dos profissionais em trabalho presencial. O atendimento ao público será apenas mediante agendamento pelo telefone 3291-9900.

·        Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes e lancherias. Restaurantes em beira de estrada podem atender de forma presencial com até 25% da capacidade.

·        Bares: comércio fracionado de bebida estão fechados.

·        Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

·        O comércio atacadista e varejista de itens essenciais: pode funcionar de forma presencial, mas com restrições (distanciamento).

·        O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais: ficam fechados.

·        Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

·        Locais públicos, como praças, parques e quadras: não deve haver permanência, abertos apenas para circulação. O campo municipal está fechado.

·        Missas e serviços religiosos: sem atendimento ao público.

·        Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, mediante agendamento, com 50% dos funcionários.

·        Industria: 75% trabalhadores.

·        Feira EM LOCAL PÚBLICO: não é permitido.

·        Podem abrir estabelecimentos para prestação de serviços veterinários e venda de remédios e ração.