09/03/2023

ALHO

Esta semana o Prefeito, produtores e autoridades municipais e da região estiveram reunidos com representantes do Estado para solicitar ações rápidas de fiscalização à entrada de alho argentino no Rio Grande do Sul

A reunião foi uma das ações fruto da mobilização realizada em São Marcos na última sexta-feira

Após participar de uma reunião com produtores de alho aqui no município, que tratou de alternativas para a comercialização rápida da safra deste ano e barreiras para a “entrada de alho argentino fora das regras de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária”; o prefeito Evandro Kuwer se fez presente no dia 07/03 em nova reunião, dessa vez com representantes do Estado, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul. Representando o Governo do Estado, estiveram presentes o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Marcio Madalena; e o Engenheiro Agrônomo Ricardo Augusto Felicetti, que é Fiscal Estadual Agropecuário.

Na oportunidade o Prefeito, juntamente com os produtores e demais autoridades presentes, apresentou as dificuldade de comércio do alho na Serra em função da entrada desenfreada do alho argentino em território brasileiro. Foi solicitada pelos produtores presentes uma fiscalização imediata nas fronteiras do país, a fim de efetivamente proibir o ingresso de produções de forma ilegal ou que não atende às exigências de qualidade da portaria nº 435 do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O alho é uma cultura de grande relevância para a economia do Estado, ponto que foi destacado também na reunião, a fim de enfatizar a importância de buscar soluções para o problema apresentado. Só em São Marcos há mais de 100 hectares de alho plantados, o que equivale a cerca de 6,6% do plantio total do Estado.

Conforme os produtores, o alho desta safra precisa ser comercializado nos próximos 40 dias. O prefeito revelou que a reunião junto ao Estado foi agendada com a maior brevidade possível, justamente em função desse prazo. “Quando os produtores explanaram a situação para nós na sexta-feira passada, fizemos o possível para mobilizar prefeitos de cidades produtoras de alho da região e, para conseguirmos essa reunião com representantes do Estado, contamos com o grande apoio dos deputados estaduais Carlos Búrigo e Elton Weber e do deputado federal Márcio Biolchi”.

Kuwer afirmou ainda que todos os dados solicitados pelo Estado já foram repassados ainda no dia seguinte a reunião. “Agradecemos a agilidade do Governo do Estado, por meio do secretário Marcio Madalena, e tranquilizamos os produtores, informando que todos os dados que eles enviaram para que, com base nessas informações, a Secretaria Estadual pudesse trabalhar soluções para esta pauta do alho, já foram prontamente repassados”, explicou Kuwer.

A Administração Municipal, juntamente com os vereadores e demais representatividades da classe, seguirá atuando como esse elo de comunicação entre o Estado e os produtores e acompanhando as ações realizadas a fim de que o alho seja comercializado o mais rápido possível.

Na reunião realizada esta semana, estiveram presentes ainda o Deputado Estadual Carlos Búrigo, o assessor do Deputado Elton Weber, Olir Schiavenin, a vereadora Maria Ivana Miotto Polo, a Comissão formada no dia 03/03, que conta com produtores, e representantes de entidades do município e também representantes de Caxias do Sul, Porto Alegre, Muitos Capões, Flores da Cunha, Farroupilha, Vacaria, Nova Pádua, Lageado Grande e Nova Roma do Sul.