Todas as notícias

29/04/2024

MEIO AMBIENTE

Empresa Novo Mundo será a responsável pela coleta de resíduos em São Marcos

Contrato emergencial foi assinado na última sexta-feira (26) e a partir de hoje a empresa já está realizando o serviço de coleta e triagem dos resíduos no município


 O Poder Executivo Municipal comunica que a partir de hoje, dia 29 de abril de 2024, a empresa Novo Mundo Prestação de Serviços de Coleta de Resíduos LTDA., de Vila Maria, passa a ser a atual responsável pela prestação deste serviço tanto na zona urbana como na rural, nas categorias: lixo orgânico e recicláveis. O contrato emergencial é válido por 12 meses e prevê a atuação de três caminhões, três motoristas, seis garis, um agente operacional e um operador de retroescavadeira. O valor do contrato firmado com a Novo Mundo foi R$ 165.694,04 mensal. Essa é a mesma empresa que presta serviço no município de Flores da Cunha. 

Conforme informado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Maciel Varela, a nova empresa atuante no município está fazendo o levantamento e verificando os pontos que precisam de mais agilidade na coleta. “Hoje e amanhã, a equipe será direcionada para diminuir o acúmulo de resíduos em todo município, já a partir de quarta o serviço começa a ser normalizado e vai seguir o cronograma da coleta seletiva”, destaca. 

Confira o cronograma da coleta de lixo Urbano e Rural 

Desde o dia 22 de abril até o último sábado (27), o município estava sendo atendido pela Codeca, de Caxias do Sul, única empresa que se disponibilizou de forma imediata para atuar em São Marcos em caráter emergencial. O serviço prestado pela Codeca foi essencial e importante para manter a coleta de lixo no município, desde que a Prefeitura foi surpreendida no dia 19/04 (uma sexta-feira) com a interrupção total dos serviços prestados pela Vernasce Administração de Serviços Ltda. Essa era a empresa, até a data citada, responsável pela coleta do lixo em São Marcos, após ter vencido a licitação no primeiro trimestre de 2024. Contudo, após contínuas notificações diante as irregularidades e omissões na prestação do serviço de recolhimento do lixo, a empresa abandonou o trabalho. Deste modo, está sendo aplicada a penalidade prevista em contrato com a Vernasce, que trata-se de uma multa no valor de R$ 177.480,00, havendo já a retenção do último pagamento, e, ainda, a suspensão de participação em licitação por dois anos. 

O prefeito Evandro Kuwer reiterou que a administração pública não mediu esforços para solucionar o problema da coleta de lixo o mais rápido possível. “Tão logo ficamos sabendo que a Vernasce abandonou os serviços no município, a nossa equipe fez contato com empresas, entre elas a Codeca, que prontamente nos auxiliou, vindo prestar serviços em caráter emergencial, a quem inclusive devemos agradecer. Sabemos que na última semana o cenário não era o que desejávamos na coleta de lixo, contudo, foi a melhor forma que encontramos no curto prazo de um final de semana, para que na segunda-feira o serviço fosse retomado. De lá para cá seguimos contatando empresas e felizmente, em uma semana, conseguimos firmar contrato emergencial com a Novo Mundo. Ressalto ainda que contatamos inclusive com a empresa do município que já realizou este serviço, mas infelizmente nos informaram não ter condições de atender a prefeitura atualmente”, detalhou Kuwer, pedindo a compreensão da comunidade neste momento de transição e troca de responsáveis pela coleta do lixo e desejando um bom trabalho para a empresa que está assumindo.