Todas as notícias

01/11/2019

OUTROS

Devido ao Dia de Finados, Secretaria da Saúde realiza ações preventivas contra a Dengue em cemitérios

A ação “celofane” segue até após o feriado


            Os cemitérios são considerados locais de alta vulnerabilidade pela Vigilância Ambiental em Saúde em relação a presença do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o Aedes aegypti. Dessa forma, durante o ano são desenvolvidas ações preventivas, que são intensificadas nos dias próximos ao Dia de Finados (02/11).

            Este ano a equipe da vigilância distribui informativos sobre os cuidados necessários com flores e vasos nas floriculturas e mercados que estão comercializando flores e também realizou um “pedágio” nos cemitérios da cidade.

            A ação do pedágio foi realizada na entrada dos cemitérios da cidade na tarde de ontem (31), a fim de conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar a presença do mosquito da dengue. Além das ações preventivas, após o feriado haverá uma ação intensiva nos cemitérios da cidade e do distrito de Pedras Brancas.

            A Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, destaca a importância dessas ações e fala sobre a condição de município infestado pelo mosquito. “Estamos há 72 dias sem encontrar larvas do Aedes, precisamos chegar a marca de 365 dias para deixarmos de ser um município infestado”, comenta Daiane.


Confira as orientações presentes nos informativos:

  • Substitua flores em vasos com água por versos plantadas e sem pratinhos;
  • Fure os vasos para escoamento de água da chuva;
  • Remova todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água;
  • Não deixe garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio, sobre os túmulos;

Retire sacos plásticos, celofanes e caixas decorativas que vierem a ficar nos túmulos.