08/04/2021

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira (12)

A Vigilância Epidemiológica retira as doses da vacina amanhã (09) na 5ª CRS

A vacinação contra a gripe inicia no dia 12/04 e o público-alvo da primeira etapa são as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas.

Neste ano, devido à campanha de vacinação contra a Covid-19, a vacinação da gripe vai ocorrer em formato diferente. Cada grupo receberá a vacina em local e horário distintos, a fim de evitar aglomerações.

As crianças (6 meses a 5 anos) poderão receber a vacina no posto de saúde referência para sua residência a partir de segunda-feira (12). Já as gestantes e puérperas devem comparecer ao Alexandre Zaniol, também no dia 12/04, das 14h às 17h. Caso a mãe ou responsável que levar o filho para a vacinação também pertença a um grupo prioritário, ela poderá receber a vacina no mesmo local para evitar dois deslocamentos.

Quanto aos profissionais de saúde, na quarta-feira (14) uma equipe da Secretaria de Saúde se deslocará para vacinar os funcionários do hospital e sociedade médica em seus locais de trabalho. Demais profissionais da área devem aguardar a divulgação de uma data específica para a vacinação no Alexandre Zaniol ou contato da equipe da vigilância epidemiológica.

Inicialmente São Marcos irá receber da Secretária Estadual de Saúde cerca de 600 doses do imunizante contra a influenza. Conforme chegarem novas doses, o público será ampliado. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, pede que todos fiquem atentos às publicações oficiais com as datas para vacinação a fim de evitar aglomeração e deslocamentos desnecessários. “Teremos duas campanhas – vacinação contra a gripe e Covid-19 - ocorrendo de forma simultânea. Como nem sempre sabemos com antecedência quando vão chegar novas doses, o calendário das ações para vacinação é atualizado com frequência, por isso a importância da população ficar atenta às informações divulgadas nas páginas da Prefeitura e na mídia local”, conclui Bruna.

Quanto às contraindicações da vacina contra a influenza: não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas, Guillain-Barré (período de 30 dias) e também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para Covid-19. Ainda, àqueles que já se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias antes de receber a vacina da gripe.

Confira abaixo os horários de atendimento dos postos de saúde (para a vacinação das crianças):

Nicoletti:

08h às 11h e das 14h às 17h

Exceto na quinta-feira: 8h às 11h; 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h

São José:

De segunda à sexta-feira: 08h às 11h e das 14h às 17h

Exceto:

Terça-feira: 8h às 11h das 14h às 19h.

Quinta-feira: 10h às 11h das 14h às 17h.

Francisco Doncatto:

De segunda à sexta-feira: 08h às 11h e das 14h às 17h

Exceto na quarta-feira, que o horário é: 14h às 15h e das 17h30 às 19h.

Pedras Brancas:

De segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Centro (secretaria municipal de saúde):

De segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 13h30 às 15h45

Exceto nas quintas que o atendimento vai até às 19h