01/10/2020

Aulas presenciais da educação infantil retornam segunda-feira (05)

Cerca de 30% dos alunos voltarão às salas de aula

Conforme o decreto municipal nº3.643 publicado esta semana, as aulas presenciais da educação infantil municipal retornam nesta segunda-feira (05). A volta dos alunos não é obrigatória. As atividades online continuarão sendo disponibilizadas pelos professores àqueles que preferirem seguir no modo de aula síncrona.

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), cerca de 140 alunos, com idades entre 0 e 4 anos, devem retornar às salas de aula das escolas Ternura, Criança Feliz, Pingo de Gente e Amor Perfeito. Cerca de 70% dos alunos seguirão em distanciamento social, realizando atividades em casa.

Para esse retorno gradual, a SME juntamente com o Centro de Operações de Emergência (COE) acompanhou a volta às aulas na rede privada, que ocorreu em 9 de setembro. “Foi um retorno tranquilo, as escolas cumpriram o plano de contingência e não houve, desde então, um aumento considerável no número de casos da Covid-19 no município, portanto optamos por seguir com essa volta gradual e oportunizar aos pais que necessitam a possibilidade de deixarem os filhos na escola”, pontua Tatiane Borghetti Zulian, Secretária de Educação.

O COE Educação passou em todas as escolas municipais para avaliar e aprovar os planos de contingência. O plano de cada escola está disponível no site da Prefeitura (acesse aquipara consulta dos pais e responsáveis antes do retorno dos filhos às escolas.

De acordo com os planos de contingência, o limite de ocupação é 50%, mas nesse primeiro momento esse índice ficará ainda abaixo do permitido, cerca de 30% de ocupação em cada escola. Dentre as medidas preventivas estão ainda a disponibilização de álcool gel e tapete para higienização na entrada, bem como a verificação dos sintomas da criança assim que chega a escola.

Outra mudança é que não haverá turno integral, as crianças permanecerão por, no máximo, cinco horas na escola. As as refeições continuarão sendo realizadas, porém a utilização do refeitório será menor e os horários do lanche escalonados, permitindo higienização constante do ambiente entre uma turma e outra.

Em caso de qualquer sintoma gripal os pais não devem levar os filhos às escolas. Nesses casos é orientado consulta médica, isolamento domiciliar e o COE deve ser notificado para início de busca ativa.

As aulas, bem como na rede privada, ocorrem apenas enquanto o município estiver em bandeira laranja ou amarela na classificação do distanciamento controlado do Governo do Estado.

O retorno do ensino fundamental deve ocorrer conforme calendário estadual:

Ensino Fundamental - Anos Finais: 28 de outubro

Ensino médio estadual – 13 de outubro

Ensino Fundamental - Anos Iniciais: 12 de novembro

O ensino médio particular (Colégio Mutirão) retornou no último dia 21 de setembro.