18/07/2023

CULTURA

Semana Farroupilha de São Marcos terá show de César Oliveira e Rogério Melo gratuito ao público

Anúncio oficial do evento e dos integrantes da comissão organizadora foi realizado em reunião do Executivo e das entidades tradicionalistas locais

As preparações para os Festejos Farroupilhas já começaram em São Marcos. A programação deste ano será de 7 a 20 de setembro e contará com atrações artísticas e provas campeiras. A comissão organizadora foi anunciada ontem à noite pelo Prefeito Evandro Kuwer, em reunião com representantes de entidades tradicionalistas, na mesma oportunidade em que a comissão do Rodeio deste ano foi apresentada para os Patrões. A Coordenação dos Festejos Farroupilhas ficou a cargo da secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Viviane Magalhães, do patrão do PL Terra Nativa, Leomar Rodrigues e também dos tradicionalistas Erci de Cassia Santos (PL Terra Nativa) e do Cristian Castilho (CTG Amigos do Laço).

O destaque na parte artística cultural é para o show com César Oliveira e Rogério Melo, os cantores de “Os Loco lá da Fronteira”, “Velório do Juca Torto”, “Apaysanado” e muitos outros sucessos do mundo nativista gaúcho. O show será no dia 08 de setembro (sexta-feira) no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. O evento é gratuito e marcará a abertura oficial dos Festejos. A programação neste dia inicia às 20h com o protocolo de abertura e chegada da Chama Crioula no Parque, logo em seguida haverá o show e, após, baile com o grupo Gurizada do Tchê.

A programação campeira também terá novidades neste ano: será realizada a 1ª Laçada Farroupilha. Haverá premiação em dinheiro: R$ 2.500,00 na Força A (vencedor único); R$ 2.000,00 na Força B e R$ 1.500,00 na Força C. Além disso, o Laço Prenda terá prêmio de R$ 600,00. As inscrições antecipadas (100) já estão sendo realizadas com a coordenação geral pelo telefone e WhatsApp (54) 9 9695-3874.

A programação completa da Semana Farroupilha será divulgada nas próximas semanas, mas a secretária Viviane já antecipa que haverá cavalgada e atividades culturais junto aos CTGs, envolvendo, inclusive, as escolas. “A comunidade não vai precisar sair de São Marcos para aproveitar a Semana Farroupilha e viver mais intensamente os costumes da cultura Gaúcha. Vamos oferecer uma programação ampla e variada, buscando contentar a todos os gostos, tanto àqueles que gostam mais da artística quanto os que têm mais afinidade com a parte campeira. Contamos com a participação da comunidade e convidamos os visitantes para que possam desfrutar de mais esse evento do município”, enfatizou Viviane Magalhães em entrevista ao setor de comunicação do executivo municipal.

O tema dos Festejos Farroupilhas a nível de Estado neste ano é “O Centenário da Revolução de 1923”. Informações sobre a Patrona, identidade visual e canção tema podem ser conferidos no site do Governo do estado: https://cultura.rs.gov.br/festejos-farroupilhas-2023