Todas as notícias

01/02/2021

CORONAVÍRUS

Vacinação tem continuidade amanhã (02) para o grupo dos profissionais da saúde

Nesta etapa serão vacinados inclusive àqueles que não atendem diretamente pacientes com Covid-19


           A vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da saúde continua amanhã, a partir das 13h30, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. Os grupos prioritários são determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

    O público prioritário desta etapa é composto pelos farmacêuticos/bioquímicos, atendentes de farmácia, higienizadores desses locais; nutricionistas e recepcionistas desses consultórios; biomédicos que atuam na área da saúde; psicólogos e recepcionistas desses consultórios; higienizadores de consultórios de profissionais da saúde; quiropraxistas e recepcionistas desses consultórios; estagiários da área da saúde; terapeuta ocupacional.

Demais profissionais que não realizaram a vacina na última semana, quando iniciou a vacinação dos profissionais da saúde, também podem comparecer ao Alexandre Zaniol: médicos e recepcionistas; dentistas, auxiliares, recepcionistas; fonoaudiólogos, recepcionistas; fisioterapeutas, recepcionistas; enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

        A vacinação será realizada conforme ordem de chegada dos profissionais e quantidade de doses disponíveis. É necessário apresentar a carteira profissional, uma comprovação de vínculo com o estabelecimento de saúde (ex.: carteira assinada), o cartão de vacinação e o CPF.

Além de ser profissional da saúde, é necessário atender aos pré-requisitos para receber a dose da vacina: quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o início dos sintomas; quem está com infecção moderada a grave deve aguardar a resolução do quadro; gestantes, puérperas, lactantes, pacientes oncológicos, imunodeprimidos devem fazer a vacina apenas mediante avaliação médica.

Serão duas doses da vacina com intervalo de 4 semanas (Butantan) e 12 semanas (Fiocruz). Alérgicos a componentes da vacina e menores de 18 anos não devem ser vacinados. Caso o profissional tenha feito alguma vacina, a orientação é aguardar, no mínimo, 14 dias.