21/02/2020

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde apresenta plano de contingência para o Novo Coronavírus

Na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, integrantes da Vigilância Ambiental em Saúde, Sanitária e Epidemiológica apresentaram o Plano de Contingência e Ação do Município de São Marcos para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19).

O Brasil não possui nenhum caso da doença, mas está em situação de perigo eminente, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

São Marcos é um dos primeiros municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde a elaborar um Plano. De acordo com as autoras do documento, Bruna Gonçalves (Enfermeira da Vigilância Epidemiológica) e Daiane Alves (Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde), neste momento é importante agir de forma preventiva, capacitar os profissionais da saúde e ter um plano que padronize os atendimento a serem realizados no setor público e privado.

O Plano determina ações preventivas e também o atendimento padrão (através de um fluxograma) em casos de paciente com suspeita de Covid-19, além de abordar dados e informações sobre o vírus. Esse documento terá novas versões na medida que dados atualizados sejam divulgados e também de acordo com orientações recebidas da Secretaria Estadual de Saúde e também do Ministério da Saúde.

Nos próximos dias o Plano completo será disponibilizado no site da Prefeitura. A partir da leitura do Plano, contribuições poderão ser feitas por profissionais da saúde e também comunidade em geral à Vigilância em Saúde, através do e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br e telefone (54) 329- 6428 ou ainda pelo WhatsApp (54) 997058273.

As primeiras ações preventivas serão realizadas na próxima semana. A Vigilância Epidemiológica participará de reuniões com o público interno dos Postos de Saúde discutindo as determinações do Plano. Já a Vigilância Sanitária apresentará o Plano e fazer considerações acerca das contribuições dos integrantes dos serviços de saúde da área privada (hospital, consultórios, pronto atendimento).

Confira as informações sobre o Novo Coronavírus disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde: https://saude.rs.gov.br/perguntas-e-respostas