28/02/2023

Secretaria de Saúde terá atendimento médico 24h

Alteração será válida a partir deste mês de março

A partir desta quarta-feira (01), os pacientes que precisarem de atendimento médico pelo SUS, tanto durante o dia quanto à noite, deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Após alterações no contrato com o Hospital Beneficente São João Bosco (HBSJB), a instituição municipal de saúde passará a ficar aberta 24 horas durante os sete dias da semana, inclusive em feriados e finais de semana. Contudo, o setor administrativo, as Vigilâncias, setor de transportes e de marcação de exames, assim como demais departamentos localizados no 2º andar da SMS seguirão funcionando em horário normal, de segunda a sexta-feira.

Desde janeiro deste ano o Posto Central de Saúde já está atuando como Unidade Básica de Saúde em horário estendido, com atendimento das 7h às 22h, e a partir de março passará a atender às consultas de demanda imediata de baixa complexidade em período integral. Já o atendimento aos casos de urgência e emergência seguirá sendo prestado pelo Hospital.

A secretária de Saúde, Maristela Lunedo, informou que foram viabilizadas novas contratações de profissionais de saúde e que a equipe já está preparada para atender os munícipes que necessitarem. “A partir de março estaremos ampliando os trabalhos da Secretaria de Saúde. Vamos receber a todos que procurarem, prestar atendimento e fazer os encaminhamentos necessários. Teremos médico e profissionais de enfermagem à disposição da comunidade”. Maristela destacou ainda que procedimentos relacionados às avaliações de rotina e consultas para trocas de receitas, ou que tenham como finalidade mostrar exames não urgentes, seguirão ocorrendo em dias úteis e no período diurno.

O prefeito Evandro Kuwer destaca que mais essa alteração no atendimento se deu em função da diretoria do Hospital solicitar um aumento no valor do contrato que ultrapassava o reajuste da inflação. “Nós -da administração pública e assessoria da área da saúde- tivemos reuniões com o Hospital, oferecemos o aumento de acordo com a inflação, porém eles optaram por encerrar os atendimentos noturnos. Não é possível ao poder público fazer aumentos arbitrariamente. Sempre que o valor de qualquer contrato aumenta, é com base na inflação e considerando valores de referência no mercado”, explica o prefeito, informando ainda que o município já recebeu dois apontamentos do Tribunal de Contas em relação ao contrato com o Hospital, a fim de observar a legalidade dos valores.

O contrato vigente previa um repasse fixo mensal do município (sem considerar repasses Estaduais e Federais) de R$ 307.383,47 acrescido de até R$ 50.739,21 usados para compras de exames e cirurgias (parcela variável). Com a alteração, a partir de março o valor do repasse fixo reduz para R$ 229.655,04, sem alteração na parcela variável. Assim, o atendimento de casos de demanda imediata de baixa complexidade à noite, além dos feriados e finais de semana, não são mais a cargo da entidade e passam a ser assumidos pela saúde pública municipal.

O atendimento 24 horas na atenção básica não é uma obrigatoriedade, porém, conforme explicou Kuwer, a administração municipal considera importante e optou por manter essa assistência de saúde básica durante todo o tempo em São Marcos. “Fizemos ampliação no quadro de funcionários da saúde, readequamos horários e escalas, e assim decidimos seguir prestando esse suporte 24 horas para a comunidade. Haverá atendimento da atenção básica em tempo integral e dessa forma acreditamos que será possível evitar que alguns quadros evoluam e passem a ser graves. Entendemos a necessidade de priorizar a saúde e então, a partir de março, estaremos com as portas da Secretaria sempre abertas”, finalizou Kuwer.

Dúvidas sobre os atendimentos podem ser esclarecidas diretamente pelo telefone (54) 3291-1805 ou (54) 3291-1795.