24/06/2022

Secretaria de Saúde investe R$ 60 mil em novo aparelho de bioquímica

Equipamento permite um aumento de cerca de 50% no número de exames de bioquímica realizados por dia

A Prefeitura de São Marcos vem investindo na qualidade e melhoria do Laboratório de Análises Clínicas próprio, que funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além do investimento mais recente, no equipamento de bioquímica automatizado, foram também realizadas reformas na estrutura física do local, para atender rigorosamente às questões de biossegurança e legislação sanitária.

A nova aquisição trata-se de um analisador de bioquímica. Conforme explica a Farmacêutica Bioquímica do laboratório da SMS, Patrícia Araújo, é um equipamento automatizado e completo, que possibilitou ampliar a diversidade de exames laboratoriais na área da bioquímica, incluindo assim as análises referentes à avaliação da função renal e hepática. No total, até o momento, seis exames adicionais estão sendo realizados pelo Laboratório. Além disso, “o equipamento automatizado conta com um software que nos permite mais agilidade na realização dos exames, assim como manter um rigoroso controle de qualidade”, explica Patrícia.

Dentre os exames realizados com o novo aparelho estão os de Colesterol Total, Colesterol HDL, Triglicerídeos, Ácido Úrico, Glicose, Ureia, Creatinina, TGO, TGP, Gama GT, Fosfatase Alcalina, Fator Reumatoide e Proteína C Reativa. A secretária de Saúde, Maristela Lunedo, destaca que essa nova aquisição representa mais qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes, “agora conseguimos realizar agendamentos para realização dos exames com mais rapidez após as solicitações dos médicos, uma vez que o número de análises por dia aumentou. Isso, portanto, resulta em um diagnóstico mais rápido da doença e consequentemente o tratamento começa a ser realizado antes também”.

O investimento total foi de aproximadamente R$ 60 mil. Além da compra do aparelho em si, foram adquiridos com esse valor os reagentes para o início das atividades e também realizado o treinamento da equipe.

Uma das profissionais que realizou o treinamento, a também Farmacêutica Bioquímica Francieli Casal, aponta que, a partir da instalação do equipamento, a equipe já passou a analisar a possibilidade de, inclusive, ampliar ainda mais a diversidade dos exames realizados no laboratório.

Os trabalhos com o novo equipamento de bioquímica iniciaram no dia 09/06. Confira no vídeo imagens e mais informações: https://fb.watch/dRR4NJAgtI/