01/03/2019

MEIO AMBIENTE

São-Marquense conquista 1º lugar na categoria Uva Orgânica na exposição da Festa da Uva 2019

Dirceu Mascarelo, desde 2017, participa do Programa Municipal de Agroecologia, que auxilia e incentiva a produção orgânica na cidade

Na noite de quarta-feira (27), em um jantar no restaurante Tulipa, localizado do Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, os vencedores da exposição de uvas da Festa da Uva foram apresentados e premiados. Dirceu Mascarelo, pela qualidade da uva orgânica exposta no Pavilhão Nostra Itália, ficou em 1º lugar na categoria e ganhou uma viagem técnica para Mendoza, na Argentina.

O produtor participa do Programa Municipal de Agroecologia, que visa capacitar, qualificar e incentivar a produção orgânica na cidade, buscando a exploração sustentáveis das propriedades rurais do município. A produção orgânica é um sistema sustentável de agricultura, que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente.

Questionado sobre a importância do produto orgânico, o agricultor afirmou sem hesitar que “Produto orgânico é qualidade de vida”. Até 2016, a produção de Dirceu Mascarello e da esposa Rosa Mascarello provinha da agricultura convencional, que utiliza agrotóxicos.

Após passar pelo período de transição, da agricultura convencional para a orgânica, eles obtiveram Certificado de Produção Orgânica, certificado esse apresentado à comissão avaliadora da exposição da Festa da Uva, para comprovar que a uva produzida e exposta era livre de qualquer tipo de agrotóxico.

O Programa Municipal, idealizado pela Secretaria de Agricultura, presta assistência técnica especializada aos produtores e auxilia na transição e na certificação. “A capacitação, tanto quanto a inserção no Mercado Institucional de Alimentos, era uma demanda antiga dos produtores orgânicos”, explica Fabiano Varela, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

“Vai melhorar cada vez mais”

A produção orgânica na propriedade de Dirceu e Rosa, na Linha Santana, ainda é recente, mas quanto a qualidade do que é produzido e das futuras produções, Dirceu é otimista “vai melhorar cada vez mais”, afirma.

Programa Municipal de Agroecologia

O Programa conta com a participação de 17 Produtores de São Marcos e, àqueles que quiserem aderir, devem comparecer à Secretaria de Agricultura, no segundo andar da Prefeitura, ou solicitar informações pelo número 3291-9958.