21/12/2023

São Marcos terá iluminação pública com lâmpadas de LED em toda a área urbana

Nesta semana iniciou a primeira etapa da instalação de novas lâmpadas de LED na cidade, colocando em prática o projeto que abrange a substituição integral da iluminação pública urbana de São Marcos.

Nesta primeira fase serão instaladas 500 novas lâmpadas. A substituição iniciou pelo bairro Industrial, nos arredores do loteamento que sedia diversas indústrias locais, e seguirá por toda a Rua Padre Feijó, até a Rodoviária.

A instalação está sendo realizada pela empresa Castro e Rocha LTDA, com o acompanhamento do secretário de Serviços Públicos e Urbanos, Vinicius Capeletti, responsável por organizar o cronograma de trabalho conforme as necessidades mais urgentes do município. “Após concluir a instalação na rua Pe. Feijó a empresa fará o serviço na Avenida Venâncio Aires, as quadras do Hospital Beneficente São João Bosco e da Praça Dante Marcucci, e então a rua Carlos Gomes, bairros Henrique Pante e Polo. Esse é o itinerário da primeira fase de substituição das lâmpadas. Ficamos contentes, porque a iluminação será mais eficaz e, além disso, vai diminuir a necessidade de manutenção. São produtos com garantia de 5 anos de uso”, relatou Capeletti.

A instalação das lâmpadas de LED no lugar das de sódio, além da maior eficiência luminosa, deve gerar economia no consumo de energia no sistema de iluminação pública. De acordo com o prefeito Evandro Kuwer, a ação irá trazer muitos benefícios, tanto de imediato quanto a médio prazo. “Além da economia do custo imediato, as lâmpadas têm maior vida útil, menos manutenção e também contribuem com o meio ambiente, porque a eficiência energética está ligada à sustentabilidade. Também é importante ressaltar que uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura”, relatou Kuwer.

O investimento nesta troca, entre compra das lâmpadas, "braços" dos postes, fiação e a instalação, foi de mais de R$1,6 milhão. A ação deve ser concluída no primeiro semestre de 2024.

No total a cidade conta com cerca de 3.200 lâmpadas. O Bairro São José é o único da cidade que já conta com iluminação de LED, onde aproximadamente 200 lâmpadas foram instaladas em 2020 pela SSPU.