13/12/2023

EMPREENDEDORISMO

Sala do Empreendedor da prefeitura conquista pelo segundo ano consecutivo o premio máximo na avaliação do SEBRAE

São Marcos recebeu ontem o prêmio diamante pelos serviços ofertados na Sala do Empreendedor. A cerimônia de certificação foi realizada pelo SEBRAE em Porto Alegre, na sede da FECOMÉRCIO-RS. O selo diamante foi recebido pelo Secretário Municipal de Administração, Antônio Pessini, e pelas agentes de desenvolvimento da Sala, Carina Trevisan e  Vanessa Castilhos.

São Marcos foi um dos municípios pioneiros da região na certificação da sala. Este é o 5º ano seguido que o município é reconhecido pelo SEBRAE. O primeiro selo recebido foi o bronze, em 2019, em 2020 a Sala conquistou o bronze novamente, em 2021 o certificado já foi ouro e no ano passado a conquista já foi do selo diamante. Este ano, para manter o selo foi necessário ampliar ainda mais os serviços ofertados aos empreendedores.

A sala passou por um criterioso processo seletivo, sendo reconhecida pela Fundação Nacional da Qualidade e pelo SEBRAE RS. Este ano, segundo informações do SEBRAE, a distinção que reconheceu os espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais premiou 133 municípios gaúchos – 14 a mais que em 2022. Entre as salas certificadas, 40 alcançaram o Selo Diamante, 44 o Selo Ouro, 5 o Selo Prata e 44 o Selo Bronze. A certificação foi realizada à tarde e pela manhã teve o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento.

Além do atendimento direto ao microempreendedor individual, empresas ME e EPP e ao empreendedor rural para auxílio ao abrir a sua empresa, da disponibilização de assessoria jurídica, atendimento virtual e de espaço de coworking, a  sala do empreendedor também promove palestras e capacitações. O último evento realizado contou com a parceria da CDL São Marcos e abordou a alteração na emissão de notas fiscais, que não mais é realizada pelo portal da prefeitura e sim pelo site do Governo Federal.

A Sala do Empreendedor tem o nome de Lucimar Schonfeldt, em homenagem à servidora pública que deu início aos trabalhos do espaço, incentivadora do empreendedorismo no município e que conquistou a primeira certificação da Sala. Lucimar faleceu em decorrência de Leucemia, no ano de 2020. Ela é sempre lembrada pelos colegas servidores a cada nova conquista do espaço.