Todas as notícias

22/03/2019

SAÚDE

Próximo domingo (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Em São Marcos, nos últimos 8 anos, 67 pacientes foram diagnosticados com a doença


O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 24 de abril pois, nessa data em 1882, Robert Koch realizava a descoberta da bactéria causadora da doença. A doença afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida através do ar.

Há cura para a Tuberculose e o tratamento é gratuito. De acordo com o Médico responsável pelos casos da doença na Secretaria da Saúde, “o tratamento tem boas taxas de melhora, dura no mínimo seis meses e é necessário segui-lo corretamente e até o final para obter a cura”.

Em São Marcos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza trabalhos durante todo o ano. De acordo com a Enfermeira Bruna Gonçalves, os trabalhos realizados visam a prevenção e o diagnóstico precoce.

“Em todas as unidades básicas de saúde de São Marcos, os pacientes podem receber informações sobre a Tuberculose, retirar informativos impressos, realizar consulta de enfermagem e consulta médica. Todos os exames para diagnóstico são disponibilizados pelo SUS.”, explica Bruna.

Neste ano, um caso da doença foi registrado na cidade e, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, dos 67 pacientes diagnosticados com Tuberculose (de 2012 ao mês corrente de 2019), três foram a óbito. Nos últimos anos, de 2015 à 2018, os índices também mostram que houve uma queda de 60% no número de casos novos.



Quem deve se preocupar?

Pessoas que estão com tosse (com ou sem catarro) a mais de três semanas, emagrecimento, febre no final do dia, suor noturno, dor no peito e fraqueza. Também, quem em algum momento da vida teve contato com alguma pessoa com Tuberculose e está com alguns desses sintomas.

Ao perceber os sintomas, para ser avaliado, compareça à Estratégia Saúde Família (posto de saúde) de referência para a sua residência.