22/04/2019

Programa Municipal de Capacitação de Agricultores realiza dois cursos em abril

Até setembro está previsto a realização de outros cinco

O primeiro curso do ano foi realizado entre os dias 8 e 11 deste mês. Agricultoras de diversas comunidades de São Marcos aprenderam como manipular a palha do milho e transformá-la em artesanato. Desde o tingimento da palha até o produto final, a instrutora do SENAR, Mareni Bresolin, buscou trabalhar com a realidade local.

O curso teve duração de 32h e foi realizado na comunidade de Tiradentes com parceria do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

O encerramento contou com a presença da Vice-Prefeita, Rosa Mari Nicoletti Fontana, do Secretário de Agricultura, Gláucio Brochetto e do Secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela. Fabiano, que esteve a frente da pasta da Agricultura até o início do ano, falou da importância de ter uma opção de renda extra no interior, considerando o clima da Serra Gaúcha.

Uma das participantes, Marines Rech Novello, destacou a importância de aproveitar oportunidades que a Prefeitura oferece à população. “O curso ajuda a estimular a criatividade. As técnicas que aprendemos com a palha podemos utilizar com outros materiais”, comenta.

Como o feriado mais próximo era a Páscoa, esse foi o tema trabalho nos artesanatos. Coelhos para decoração, porta-chaves, descanso de panelas e flores coloridas podem ser observados na página da Prefeitura no Facebook, clique

O segundo curso do ano será o de Produção de Hortaliças em Estufas, que iniciou hoje (22) e se estenderá até o dia 26/04.